A Nortel anunciou nesta sexta-feira, 1º de setembro, um memorando de entendimento com a Alcatel, segundo o qual a fabricante norte-americana transfere os ativos (ERBs e as Base Station Controller, aparelho que, entre outras funções, é responsável pelo hand-off) e dos negócios da rede de acesso UMTS. O valor da transação foi estabelecido em US$ 320 milhões, mas pode variar de acordo com as decisões futuras acerca dos ativos e das patentes que serão transferidos para a Alcatel. Após a conclusão do negócio ? que está prevista para o final do ano ?, Alcatel e Lucent devem ter 25% do mercado de redes de acesso UMTS, sendo que 15% vem da participação do Nortel.
A decisão da Nortel faz parte de um processo interno na companhia ? chamado Bussiness Transformation ?, através do qual a empresa está se concentrando nos segmentos de negócios que efetivamente lhe trazem rentabilidade, e excluindo aqueles menos estratégicos. Marcelo Ceribelli, diretor de redes wireless da companhia, informa que a Nortel pretende investir o dinheiro oriundo da transação nas pesquisas em torno da tecnologia de quarta geração, em que empresa deseja ?desempenhar o papel principal na adoção pelo mercado de massa dos serviços de mobilidade multimídia e de vídeo?, conforme informa em comunicado distribuído à imprensa.
Ceribelli explica que aqueles clientes que tem contratos exclusivos de redes de acesso UMTS devem migrar imediatamente para a Alcatel. Já a migração dos clientes com contratos mistos, ou seja, que também contêm outros serviços, será negociada entre as partes. Uma possibilidade, segundo Ceribelli, é que nestes casos a Nortel atue como uma revendedora da Alcatel.
Mercado