TelComp aciona Cade contra suspensão de ofertas de roaming

Como prometido após a suspensão pela Justiça das ofertas de referência para contratação de roaming no atacado, a TelComp acionou o Cade para apontar o "descumprimento" de remédios concorrenciais fixados pelo tribunal durante a venda da Oi Móvel ao trio de teles nacionais.

Em manifestação ao órgão antitruste, a associação de pequenos provedores pediu que a Procuradoria Federal Especializada do Cade (Procade) se manifeste nos processos judiciais que garantiram cautelares distintas para Claro, TIM e Vivo contra as ofertas de referência de atacado (ou ORPAs).

Em paralelo, a TelComp solicitou que o órgão e a Superintendência-Geral do Cade se pronunciem a respeito do "descumprimento" do Acordo em Controle de Concentrações (ACC), que viabilizou a aprovação da venda dos ativos da Oi. "As ações judiciais promovidas pelas compradoras afrontam a boa-fé contratual do ACC", afirmou a TelComp, na manifestação (confira a íntegra).

Notícias relacionadas

"As compradoras se insurgiram – mais uma vez, coordenadamente – contra as referidas decisões e determinações da Anatel", prosseguiu a TelComp, na ocasião. "Historicamente, as compradoras desafiam a Administração Pública Federal de diversas formas e em diferentes frentes, razão pela qual a TelComp sempre manifestou a necessidade de todos os principais remédios antitruste do presente Ato de Concentração serem prévios, tanto formal quanto materialmente, ao fechamento da Operação".

Ainda segundo a entidade, cenário semelhante de judicialização está se desenhando em relação às ofertas referência para operadoras móveis virtuais (MVNO). "Pelo menos, uma das ações judiciais promovidas pelas compradoras já tinha a sua respectiva ORPA – MVNO como objeto, de modo a também desafiar – e, na prática, esvaziar – as determinações do Cade e da Anatel quanto a isso".

Entre as teles, a argumentação é que não há contestação aos remédios concorrenciais que permitiram a compra da Oi Móvel, mas sim à metodologia de cálculo utilizada pela Anatel nas ofertas. Nesta segunda-feira, 1ª, a TIM apresentou uma nova ORPA para o roaming nacional, com objetivo de substituir os valores que foram suspensos na Justiça. A proposta ainda está na Superintendência de Competição da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!