RNP formaliza consórcio que administrará Infovia 00

Implantação do cabo subfluvial da Infovia 00 do Norte Conectado. Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

Com duas empresas a menos do que o antecipado, foi formalizado na última sexta-feira, 29, o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00, projeto piloto do programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações (MCom). A assinatura do contrato foi com a RNP.

Passam a integrar o consórcio seis empresas: Telefônica (Vivo), Wirelink, Br.Digital, ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar. Agora, as seis empresas compartilharão a operação e manutenção da infraestrutura de fibra óptica subfluvial que conecta os municípios de Macapá (Amapá), Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer (Pará).

A Infovia 00 é a primeira fase do programa. e contou com cerca de R$ 90 milhões de investimento. A maior parte dos recursos é oriunda do Ministério das Comunicações (MCom). Há repasses dos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de emenda da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal.

Notícias relacionadas

No final de setembro do ano passado, a operação do primeiro trecho do Norte Conectado tinha qualificado, além das que formalizaram o Consórcio, as empresas Simplex Informática, CTE Telecom e a Radiante. No entanto, elas não formalizaram a parceria.

As seis empresas assumem o compromisso de operar e manter o cabo de fibra óptica e os equipamentos, inclusive aqueles já utilizados pela RNP – detentora da infraestrutura. Será levada conectividade a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário, de modo que o setor público não terá custos para a manutenção do serviço, segundo a entidade.

Em contrapartida, cada uma das consorciadas terá disponível um par de fibra óptica para explorar comercialmente a capacidade, seja por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. As empresas deverão instalar as próprias redes nas cidades.

Infovia 00

A rede de infraestrutura subfluvial (backbone) que levará conexão de Internet à população tem um cabo de 24 pares de fibra óptica com 770 km de extensão. Além disso, conta ainda com caixas de ancoragem de terminação do cabo óptico subfluvial; pontos de presença em datacenters modulares em contêineres; e um sistema DWDM instalado e pronto para uso, com possibilidade de até 40 canais ópticos. Cada um desses canais tem capacidade de 100 Gbps. Aproximadamente, 1 milhão de pessoas devem ser beneficiadas pela iniciativa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!