Publicidade
Início Newsletter Limpeza do 3,5 GHz avança e São Paulo terá 5G liberado já...

Limpeza do 3,5 GHz avança e São Paulo terá 5G liberado já na quinta, 4

Foto: Pixabay

O Grupo de Acompanhamento da faixa de 3,5 GHz (Gaispi) deverá convocar nova reunião extraordinária na terça-feira, 2, para a ativação do 5G standalone em mais uma capital: desta vez, São Paulo. A maior cidade do País não estava inicialmente na previsão desta nova leva, mas a limpeza do espectro foi acelerada, especialmente neste final de semana, pela Entidade Administradora da Faixa (EAF/Siga Antenado). 

Desta forma, a rede de quinta geração será ligada na maior cidade do País já nesta quinta-feira, 4. A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo/Bradcast nesta segunda, 1º, e confirmada por TELETIME com o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi. “Será uma reunião apenas para São Paulo, porque já estava tudo pronto e seria muito ruim deixar a maior cidade da América Latina aguardando até o dia 10, na próxima reunião ordinária do Gaispi”, destacou ele a este noticiário. 

Segundo Moreira, a EAF o comunicou no último sábado, 30, que a capital paulista estava pronta para a liberação. Na semana passada, a informação era de que apenas metade das estações profissionais de serviço de satélite fixo (FSS) já teria o filtro para a mitigação das interferências na banda C estendida (3.625-3.700 MHz). “Eles avançaram bastante, trabalharam na quinta-feira, sexta e sábado de madrugada, fazendo testes de tarde e de noite, e ontem garantiram [a limpeza]. O meu pessoal na Anatel acompanhou e eu tive a garantia deles que poderia ligar o 5G.” 

Notícias relacionadas

Por ser a maior cidade do País, São Paulo traz a expectativa também se a mitigação nas estações FSS ocorrerá sem maiores problemas, assim como ocorreu em Brasília, a primeira capital liberada. O presidente do Gaispi lembrou que a EAF tem uma “sala de guerra” para todo o País que monitora eventuais casos de interferência para poder agir o quanto antes na mitigação. “Só os testes podem não ser suficientes, então às vezes ligamos e aí sentimos que tem dificuldade. Mas acredito que, se isso ocorrer, será pouco.”

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, serão 892 antenas com 5G SA na capital, o que equivale a uma cobertura de 20% do total de sites 4G no município. Mais uma vez, as operadoras ultrapassaram o mínimo requerido pelo edital, que era de 462 antenas. A maior parte das estações radiobase está nas áreas empresariais, especialmente na região central paulistana. 

Demais capitais

Moisés Moreira mantém a expectativa de que a EAF conclua o trabalho de limpeza do 3,5 GHz em todas as capitais até o fim de agosto, liberando as operadoras a comercializar o 5G até o dia 29 de setembro. Contudo, ele reiterou que se acontecer alguma dificuldade ainda neste mês, a entidade poderá comunicar o Gaispi para que uma nova prorrogação de 60 dias possa ser avaliada pelo Conselho Diretor da Anatel. 

Assim como São Paulo, Rio de Janeiro é outra cidade que traz expectativas não apenas pelo tamanho, mas também pela quantidade de estações profissionais de radiodifusão que deverão ser protegidas. Além da capital fluminense, Moreira mencionou que as próximas cidades que deverão ter o espectro liberado serão Curitiba, Goiânia, Salvador e “talvez alguma outra mais”, mas ainda sem previsão. As cidades de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre foram liberadas na semana passada.

Fiscalização

O conselheiro também esclareceu sobre a fiscalização do serviço de quinta geração nesta atual fase de lançamento. Segundo Moreira, as teles ainda não estão comercializando planos 5G específicos, mas apenas liberando o sinal para usuários das respectivas bases. “A Anatel não pode fiscalizar as operadoras se não estão com plano 5G sendo comercializado”, afirma. “Mas na hora que começar a comercializar o plano 5G, aí entram na regulamentação do SMP e ficará disponível para fiscalizar.” Após o dia 29 de setembro, prazo do edital para o ligamento da rede de quinta geração standalone, a agência vai passar a fiscalizar se as ERBs estão ligadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile