Verisign confirma aquisição do domínio .web

A companhia de segurança e de gerenciamento de domínios Verisign anunciou nesta segunda-feira, 1º, ter entrado em acordo com a Nu Dot Co para adquirir os direitos do domínio de alto nível genérico (gTLD) .web. Na verdade, a empresa financiou totalmente a aquisição de US$ 130 milhões em um leilão que durou 23 rodadas em dois dias durante a semana passada, e a Nu Dot Co serviu como "empresa escudo". O valor foi confirmado pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que coordena essas funções da rede, e pela informação da divulgação de relatório trimestral da empresa e referente a uma operação não identificada de "direitos contratuais". Agora, o registro está sujeito à aprovação da ICANN.

Em comunicado, a Verisign diz ter experiência como operador de registro confiável e, por isso, está "bem posicionada para distribuir de forma abrangente o .web". Cita também a infraestrutura e relação com parceiros que possam permitir o crescimento do gTLD. A companhia é responsável pelo domínio .com e possui contrato com a ICANN e o governo norte-americano. A questão é saber se a companhia adquiriu o gTLD para suprimir eventual concorrência com seu carro-chefe .com ou se realmente pretende promover essa nova terminação.

O leilão de gTLDs da ICANN arrecadou um total de US$ 230 milhões, que se encontram em reserva. Segundo a entidade na semana passada, a comunidade multissetorial deverá desenvolver propostas de como essa quantia poderia ser distribuída.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!