Verisign confirma aquisição do domínio .web

A companhia de segurança e de gerenciamento de domínios Verisign anunciou nesta segunda-feira, 1º, ter entrado em acordo com a Nu Dot Co para adquirir os direitos do domínio de alto nível genérico (gTLD) .web. Na verdade, a empresa financiou totalmente a aquisição de US$ 130 milhões em um leilão que durou 23 rodadas em dois dias durante a semana passada, e a Nu Dot Co serviu como "empresa escudo". O valor foi confirmado pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que coordena essas funções da rede, e pela informação da divulgação de relatório trimestral da empresa e referente a uma operação não identificada de "direitos contratuais". Agora, o registro está sujeito à aprovação da ICANN.

Em comunicado, a Verisign diz ter experiência como operador de registro confiável e, por isso, está "bem posicionada para distribuir de forma abrangente o .web". Cita também a infraestrutura e relação com parceiros que possam permitir o crescimento do gTLD. A companhia é responsável pelo domínio .com e possui contrato com a ICANN e o governo norte-americano. A questão é saber se a companhia adquiriu o gTLD para suprimir eventual concorrência com seu carro-chefe .com ou se realmente pretende promover essa nova terminação.

O leilão de gTLDs da ICANN arrecadou um total de US$ 230 milhões, que se encontram em reserva. Segundo a entidade na semana passada, a comunidade multissetorial deverá desenvolver propostas de como essa quantia poderia ser distribuída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.