A Nokia Networks está testando em campo, com parceiros globais, o uso do LTE para transmissão de canais de TV. Os testes são em área ampla, utilizando uma única frequência LTE no espectro UHF em todas as estações radiobase (SFN – Single Frequency Network). Desta forma, é possível maximizar o número de canais de TV com transmissão simultânea em uma grande área, dentro de uma quantidade limitada de espectro.
Para as operadoras de dados móveis, a transmissão por LTE promete novas fontes de receita através da distribuição do sinal de TV sobre a infraestrutura de banda larga móvel já existente, sem comprometer tanta banda. Para os assinantes, o serviço permite assistir TV em celulares sem comprometer o plano de dados móveis e independentemente do sinal de rede.
Os testes, por enquanto, têm foco na entrega de conteúdo de mídia em locais mais fechados, como estádios e salas de concertos musicais, por períodos limitados de tempo. Munique, na Alemanha, é a primeira cidade a testar a tecnologia em espectro UHF, utilizando parte da faixa de 700 MHz para transmitir sobre uma área de 200 km². Para maximizar a eficiência da transmissão via LTE, o SFN foi otimizado para sincronização de células vizinhas e diminuição da interferência.
A versão teste tem como objetivo mostrar que o LTE pode ser utilizado para complementar e mesmo fornecer outra opção para os padrões de distribuição de TV digital regionais, tais como a DVB-T na Europa.
O teste, cujas transmissões começaram no início de julho, em Munique, utilizou o software Multimedia Broadcast / Multicast Service (eMBMS) rodando na estação radiobase Flexi Multiradio 10 da Nokia. O equipamento LTE da Nokia foi implantado em quatro sites da empresa de transmissão da Baviera, Bayerischer Rundfunk, no norte de Munique, e estão ligados por uma rede de transporte óptico de alta performance.