Oi migrará 'algumas centenas' de sistemas para a nuvem

Adriana Vali, head da Oi Soluções. Foto: Reprodução

Na nova fase da Oi, após a conclusão de uma série de vendas de ativos e com o fim da recuperação judicial no horizonte, a operadora vai procurar aderir ainda mais à nuvem. De acordo com a head da Oi Soluções, Adriana Vali, a área será a "grande condutora" da tele nesse processo. "São algumas centenas de sistemas que vão de verdade para a nuvem", declarou.

Na consultoria do projeto, ficou determinado que a transição deveria ser rápida. "Nas jornadas de consultoria junto com nossos clientes, nosso vice-presidente de tecnologia, Ricardo Drummond, disse que não aceita nada que seja rodada em menos de três para a nuvem", declarou Vali nesta sexta-feira, 1º, em live da companhia em parceria com o jornal Valor Econômico. Uma das soluções do braço corporativo que estão na nuvem é a de gestão de roteiro de frotas de campo da operadora.

Além dessa tarefa dentro de casa, a Oi começa a voltar as atenções para as oportunidades de negócio, incluindo no mundo corporativo (B2B). O crescimento da companhia em cloud triplicou nos últimos dois anos

Notícias relacionadas

"Segundo o IDC, o crescimento em cloud de 2020 a 2021 foi de 44%. Projeções já apontam para quase 40% de aumento em 2022. Um exemplo é a própria Oi Soluções, nessa nossa torre de serviço já crescemos quase 200% nos últimos 24 meses", destacou. "Dados mostram que o cloud já não é tendência, é uma realidade."

Barreiras

Presidente da Oi, Rodrigo Abreu destacou que a experiência da rápida migração da companhia para a nuvem e para o trabalho remoto durante a pandemia trouxe não só aprendizados, mas também a consciência de que a necessidade agiliza a ruptura. "Se fosse dizer para qualquer CIO fazer mudança de modelo para a nuvem antes da pandemia, a resposta seria 'impossível'. Às vezes as barreiras estão na nossa cabeça e nos processos. Agora, a infraestrutura precisa estar preparada, e no nosso caso, estava e conseguimos ajudar outras empresas", declarou, citando que dos 10 mil profissionais em escritórios, 9 mil passaram a adotar o home office com a crise sanitária.

Abreu ressaltou ainda que o assunto da transformação digital não pode ficar apenas como responsabilidade da área de TI, mas de toda a empresa. "É um diferencial de negócio, não é centro de necessidades de TI. Se executivos que cuidam de produto, marketing, cadeia de fornecimento etc. não entenderem essa ruptura, a transformação não vai acontecer."

Parceria com AWS

Também nesta sexta-feira, a Oi Soluções integrou ao portfólio a solução de recuperação de desastre como serviço (DRaaS, na sigla em inglês), em parceria com a Amazon Web Services (AWS). A ideia é oferecer a clientes corporativos a solução como serviço em busca de um "custo marginal para manter o sistema em alerta e pagando pelo serviço em si apenas quando ele precisar ser ativado", conforme disse o diretor de arquitetura de soluções da área, Fernando Sá, em comunicado.

1 COMENTÁRIO

  1. Faz 4 dias que estou sem a oi fibra,amanha vou processar essa operadora pelo prejuízo de mais de 5 mil que tive durante esses dias sem internet..e as faturas todas pagas adiantadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!