AT&T migra rede 5G para nuvem da Microsoft, que adquire ativos da operadora

A AT&T e a Microsoft anunciaram a celebração de um amplo acordo estratégico que envolverá a migração da rede 5G móvel da operadora norte-americana à nuvem da gigante de TI – que, por sua vez, comprará ativos da parceira.

Anunciado nesta quarta-feira, 30, o movimento implica que todo o tráfego de rede móvel da AT&T será gerenciado a partir de tecnologias do Microsoft Azure. Segundo comunicado, a migração para a nuvem começará com o núcleo 5G da operadora, que é líder do mercado móvel nos EUA.

"Trazer cargas de trabalho de rede existentes e futuras para o Azure permitirá que a AT&T aumente a produtividade e a eficiência de custos enquanto se concentra na entrega de serviços de rede em grande escala que atendam às necessidades em evolução de seus clientes", afirmou a Microsoft.

Notícias relacionadas

Em contrapartida, o acordo prevê a aquisição, pela empresa de TI, da plataforma tecnológica Network Cloud da AT&T, que suportava o core da operadora desde o lançamento de seus serviços 5G.

A equipe de engenharia da divisão receberá ofertas para ingressar na Microsoft – que ainda terá acesso à propriedade intelectual e especialização técnica da parceira. Além disso, a Microsoft irá adquirir o software de engenharia e gerenciamento de ciclo de vida da AT&T.

Expansão

"A decisão da Microsoft de adquirir esses ativos é uma prova da liderança da AT&T em virtualização de rede e cultura de inovação", apontou o vice-presidente e CTO da operadora, Andre Fuetsch. "A próxima etapa é tornar esse recurso acessível a operadoras em todo o mundo e garantir que ele tenha os recursos para continuar a evoluir e melhorar e com segurança".

Os ativos se juntam às aquisições da Affirmed Networks e da Metaswitch Networks, realizadas pela Microsoft em 2020 já de olho no mercado de telecomunicações na nuvem. Os recursos serão utilizados para expandir o Azure for Operators, carro-chefe da companhia no mercado de telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!