Publicidade
Início Newsletter AT&T migra rede 5G para nuvem da Microsoft, que adquire ativos da...

AT&T migra rede 5G para nuvem da Microsoft, que adquire ativos da operadora

A AT&T e a Microsoft anunciaram a celebração de um amplo acordo estratégico que envolverá a migração da rede 5G móvel da operadora norte-americana à nuvem da gigante de TI – que, por sua vez, comprará ativos da parceira.

Anunciado nesta quarta-feira, 30, o movimento implica que todo o tráfego de rede móvel da AT&T será gerenciado a partir de tecnologias do Microsoft Azure. Segundo comunicado, a migração para a nuvem começará com o núcleo 5G da operadora, que é líder do mercado móvel nos EUA.

“Trazer cargas de trabalho de rede existentes e futuras para o Azure permitirá que a AT&T aumente a produtividade e a eficiência de custos enquanto se concentra na entrega de serviços de rede em grande escala que atendam às necessidades em evolução de seus clientes”, afirmou a Microsoft.

Notícias relacionadas

Em contrapartida, o acordo prevê a aquisição, pela empresa de TI, da plataforma tecnológica Network Cloud da AT&T, que suportava o core da operadora desde o lançamento de seus serviços 5G.

A equipe de engenharia da divisão receberá ofertas para ingressar na Microsoft – que ainda terá acesso à propriedade intelectual e especialização técnica da parceira. Além disso, a Microsoft irá adquirir o software de engenharia e gerenciamento de ciclo de vida da AT&T.

Expansão

“A decisão da Microsoft de adquirir esses ativos é uma prova da liderança da AT&T em virtualização de rede e cultura de inovação”, apontou o vice-presidente e CTO da operadora, Andre Fuetsch. “A próxima etapa é tornar esse recurso acessível a operadoras em todo o mundo e garantir que ele tenha os recursos para continuar a evoluir e melhorar e com segurança”.

Os ativos se juntam às aquisições da Affirmed Networks e da Metaswitch Networks, realizadas pela Microsoft em 2020 já de olho no mercado de telecomunicações na nuvem. Os recursos serão utilizados para expandir o Azure for Operators, carro-chefe da companhia no mercado de telecom.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile