Para assinantes da classe C, TV paga é a opção econômica e segura de lazer

Maurício de Almeida Prado, da Plano CDE

A TV por assinatura preenche uma importante lacuna de lazer em famílias das classes B2, C1 e C2, uma classe média que vive, em sua maioria, em bairros periféricos ou cidades médias. Segundo Maurício de Almeida Prado (foto), da consultoria Plano CDE, que apresentou na ABTA 2016 a pesquisa "A importância da TV por assinatura", nesta áreas há poucos equipamentos culturais ou programas de lazer e a locomoção em busca de entretenimento custa caro. "Para uma família ir ao shopping, sem consumir nada, já é um custo alto. Se aproxima do valor de uma assinatura de TV", diz. Além disso, a violência urbana também é apontada como um obstáculo.

A pesquisa, que procura fazer um retrato do assinante de TV paga de classe média, mostra que, dentro deste perfil de público, assistir TV é a principal atividade de lazer, apontada por 77%, seguida de navegar em redes sociais (67%), ouvir música (61%), jogar games (26%) e cozinhar (24%).

As primeiras atividades fora de casa aparecem na quinta e sexta posição: sair para caminhar e ir à igreja, ambas apontadas por 23%. As razões para não sair de casa são, em primeiro lugar, falta de dinheiro (com 27%), seguida de violência e segurança (25%). Isso seria uma demonstração de que a TV por assinatura é, portanto, a opção em conta de entretenimento.

Notícias relacionadas

Segundo Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat, está claro que a erosão da base não é opcional, mas resultado da falta de renda. "Quem está saindo é por que não tem opção. É a falta de opção", disse.

"Quando o assinante toma a decisão de sair, é por uma questão financeira, mas mantém o desejo de voltar a ter TV por assinatura. O desejo de ter TV paga está em todas as classes sociais", diz Rodrigo Marques, diretor executivo de estratégia e operação da América Móvil Brasil
"Quando o assinante toma a decisão de sair, é por uma questão financeira, mas mantém o desejo de voltar a ter TV por assinatura. O desejo de ter TV paga está em todas as classes sociais", diz Rodrigo Marques, diretor executivo de estratégia e operação da América Móvil Brasil

Rodrigo Marques, diretor executivo de estratégia e operação da América Móvil Brasil, concorda. "A classe C tem mais dificuldade em pagar as contas. Isso vem aumentando a desconexão por inadimplência", diz. Segundo ele, isso explica a queda na base do DTH, que cresceu muito por causa do crescimento da classe C, enquanto a base de cabo, que ainda cresce, está posta principalmente em domicílios A, B e C1. "Quando o assinante toma a decisão de sair, é por uma questão financeira, mas mantém o desejo de voltar a ter TV por assinatura. O desejo de ter TV paga está em todas as classes sociais", diz.

Programação

A variedade de programação é apontada por 91% como um dos principais benefícios da TV por assinatura. A TV paga é uma opção de cultura para família e opção de entretenimento são afirmações concordadas por 79% e 74%, respectivamente.

O momento de assistir TV é apontado como agregador da família por 74%, atrás apenas do momento das refeições.

Apenas entre as famílias com filhos, a programação infantil se destaca como motivo para a assinatura. Mais opções de canais e opção de entretenimento e lazer infantil são os dois principais motivos apontados por este grupo, com 81% e 66%, respectivamente. Ainda neste grupo, 73% consideram o conteúdo adequado para seus filhos e 72% se sentem mais seguros com as crianças em casa vendo TV. "Muitos pais têm receio do que o filho pode ver na Internet, enquanto na TV por assinatura o ambiente é mais controlado", diz Maurício de Almeida Prado.

"Muitos pais têm receio do que o filho pode ver na Internet, enquanto na TV por assinatura o ambiente é mais controlado", diz Maurício de Almeida Prado, da Plano CDE
"Muitos pais têm receio do que o filho pode ver na Internet, enquanto na TV por assinatura o ambiente é mais controlado", diz Maurício de Almeida Prado, da Plano CDE

Ainda em relação ao conteúdo, o esporte é apontado como ponto chave. Segundo Almeida Prado, há relatos de pessoas que costumavam frequentar estádios e, por conta da violência, migraram para a TV por assinatura. "A assinatura é mais acessível do que a ida ao jogo, além de mais segura e confortável", diz.

Capital cultural

Segundo ele, a TV por assinatura traz um capital cultural a um grupo de pessoas que, até então, não tinha referências de viagens, gastronomia, decoração etc. "Isso dá uma igualdade competitiva a essas pessoas", diz

Há segundo ele, relatos de pessoas que "viajam" através da programação da TV e até de pessoas que se sentiu motivada a realizar viagens após assistir a algum programa: 84% dos entrevistados concordam que conhecem culturas diferentes com a programação da TV e 39% viajou estimulado pela programação da TV.

Também há relatos de pessoas que mudaram a alimentação e adotaram estilos de vida mais saudáveis motivados pela programação da TV.

"A gente viu que falta opções de lazer e como a TV por assinatura preenche essa falha e, mais que isso, como informa, traz referência, é uma janela para o mundo, aumenta o capital cultural, inspira, empodera e gera engajamento e transforma a vida ao gerar ação com novos hábitos e comportamentos", finalizou.

Consequência

"Antes, a TV aberta era de massa e a TV paga era classe AB. A gente teve que entender a expectativa desse público e reagir com uma ciência muito grande, sem perder o apelo para a classe AB", disse Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat
"Antes, a TV aberta era de massa e a TV paga era classe AB. A gente teve que entender a expectativa desse público e reagir com uma ciência muito grande, sem perder o apelo para a classe AB", disse Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat

Segundo Pecegueiro, da Globosat, essa percepção da classe C sobre a TV por assinatura não é obra do acaso, mas resultado de uma readequação da programação promovida pelo setor para atender o público entrante. "Começamos a olhar esse fenômeno com uma lente um pouco mais focada a partir do começo dessa década, quando a base de assinantes teve essa explosão", diz o executivo. Segundo ele, houve uma mudança de orientação na programação de vários canais para atender o mercado. "Antes, a TV aberta era de massa e a TV paga era classe AB. A gente teve que entender a expectativa desse público e reagir com uma ciência muito grande, sem perder o apelo para a classe AB", disse.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom Dia, Este assunto é muito importante porem vem na contra mão das grandes operadoras que estão buscando priorizar o publico AB estamos carentes de operadoras dispostas a atender essa massa uma ótima oportunidade de um novo entrante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!