Metade dos brasileiros concentra 85% das conexões de banda larga fixa

Com a oferta de serviços extremamente concentrada em grandes centros, especialmente no Sudeste, um dos próximos desafios do governo será promover a universalização da banda larga, que só chega à metade mais abastada da população. De acordo com dados da Anatel e do IBGE analisados pela consultoria Ovum e apresentados nesta quarta-feira, 1º, durante o Broadband Latin America, em São Paulo, 53% dos habitantes são assinantes de 85% dos acessos de banda larga. A concentração fica mais evidente se considerado que essa parcela representa 71% do PIB brasileiro. Em outras palavras: 42 milhões de pessoas no Brasil não possuem acesso a nenhum tipo de banda larga fixa.

Para o CEO da Live TIM, Flávio Lang, a estratégia precisa contemplar a competição. Ele afirma que o mercado brasileiro de banda larga surgiu com base em ofertas de combo com telefonia e TV, elevando o preço inicial e dificultando a oferta em lugares mais distantes. "Quem poderia fazer o trabalho de melhorar a infraestrutura, a incumbent nacional (a Oi), entrou em situação financeira mais complicada", explica. Para ele, a saída é oferecer um equilíbrio entre o custo para o cliente, o apoio com políticas governamentais e o investimento privado nas regiões mais afastadas.

Notícias relacionadas

O diretor de negócios com operadoras da Algar Telecom, Marcelo Nunes, acredita que o problema precisa ser melhor endereçado. Ele cita dificuldades no cumprimento dos compromissos de cobertura das áreas rurais obtidos com o leilão da faixa de 2,5 GHz, em especial com o uso da faixa de 450 MHz. "As condições e preços que estão sendo discutidas para operadoras usarem essa frequência (de 450 MHz) não são viáveis para o cliente final", determinou.  

Do ponto de vista do gerente geral da regional da Anatel, Sandro Almeida Ramos, a queixa do executivo da Algar se trata apenas do "mercado privado se defendo". Ele explica que a agência inclusive está fiscalizando o cumprimento das metas para 450 MHz: as operadoras precisam entregar 100% dos municípios até o final do ano.

Internacional

A experiência no Caribe revela ainda mais desafios para a penetração da banda larga, de acordo com o CEO da agência reguladora de San Martin, o Bureau Telecommunications and Post St. Marteen, Giovanni King. Para atender as 32 ilhas da região, é necessário cooperação para instalar cabos submarinos, deixando a competição prover a conectividade, gerando retorno de investimento. "É preciso o compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações e até de utilities para compartilhar fibra escura, tornando a infra mais acessível", disse. King afirma que atualmente, os provedores atendem a cerca de 15 mil residências e 7 mil negócios em San Martin com uma banda larga de 8 Mbps que custa US$ 200.

Na opinião do ex-presidente da Osiptel Peru, Edwin San Roman, o importante é reconhecer que há demanda nas regiões mais afastadas. Ele cita o caso de uma pequena cidade no interior peruano, a 200 km de Cusco. "Talvez possamos achar um jeito para implantar a fibra até lá, dando acesso mais barato", considera. "Mesmo em áreas rurais há instituições e pessoas que podem pagar pela Internet", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!