Samsung cresce na Europa e "rouba" usuários da Apple

A Samsung conquistou 17% de ex-usuários de iPhone em maio na Europa com o Galaxy S5, de acordo com pesquisa da Kantar Worldpanel divulgada nesta terça-feira, 1º. O levantamento, que efetuou pesquisa no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, indica que 58% dos compradores do aparelho eram já clientes da marca sul-coreana, com o restante vindo de outras empresas.

Notícias relacionadas
O Galaxy S5 foi o terceiro smartphone mais vendido da Grã-Bretanha em maio, atrás do iPhone 5S e do iPhone 5C. A companhia de pesquisas comparou o desempenho com o do mercado norte-americano, onde o Galaxy S5 foi o segundo mais vendido, atrás do iPhone 5S, embora a marca Samsung tenha vendido mais (36,8%) do que a Apple (32,5%). No entanto, nos Estados Unidos a Apple conta com maior lealdade – 8% dos proprietários trocam por outra marca.

Na visão do diretor de ComTech da Kantar Worldpanel, Dominic Sunnebo, essa tendência europeia de migração de usuários para o modelo da Samsung se deve principalmente ao tamanho da tela – enquanto o Galaxy possui tela de 5,1 polegadas, o iPhone continua com um display de 4 polegadas. Em comunicado, Sunnebo diz, entretanto, que a Apple deverá endereçar essa demanda com o lançamento do futuro iPhone 6, já que rumores indicam que ele poderá ter uma tela de 5 polegadas também.

Sistemas operacionais

O Android continua mostrando a força na Europa, com 73,3% de market share, contra 16,6% do iOS, da Apple, e 8,1% do Windows Phone. Trata-se de um avanço de 1,5 ponto percentual (p.p.) para o sistema do Google em relação a maio de 2013. Quem mais sofreu foi a BlackBerry, com queda de 1,9% no período, fechando maio deste ano com 0,8% de participação no mercado europeu.

O único país onde a marca canadense conseguiu algum avanço (0,3%) foi na Espanha. Ressalte-se a expressividade do iPhone na Grã-Bretanha, onde o aparelho cresceu 2,7 p.p. e chegou a 29,4% do mercado. O maior crescimento foi na França, com 4,4 p.p., totalizando 19,4%.

Nos Estados Unidos, o Android avançou 9,9 p.p. no comparativo anual e chegou a 61,9% em maio. O iOS, por sua vez, sofreu uma queda de 9,4 p.p. e fechou o período com 32,5% de participação. O Windows Phone também observou recuo (0,9 p.p.), ficando com 3,8%. Por outro lado, os EUA foram um dos poucos países onde a BlackBerry avançou: 0,7 p.p., chegando a 1,3% de market share.

Na China, o Android ampliou ainda mais (11,3 p.p.) a liderança isolada, fechando com 82,7% de mercado. O iOS caiu 9,1 p.p. e agora tem 14,7%. No Japão, o iPhone continua mais popular: 51,7% de market share (avanço de 2,1 p.p.), contra 47% do Android (crescimento de 0,5 p.p.). A pesquisa não cobriu o mercado latino-americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!