Vivo faz 3G em 850 MHz

A Vivo está iniciando a utilização da faixa de 850 MHz para a terceira geração nas capitais onde a demanda pelo serviço mais cresce como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador etc. Assim como em outras localidades com o serviço 3G, a operadora está partindo para a tecnologia HSPA+ nesta faixa.
De acordo com o diretor de planejamento da Vivo, Leonardo Capdeville, a operadora iniciou os estudos para a liberação da faixa – que era ocupada por TDMA, CDMA e EVDO – no fim do ano passado e a implementação da segunda portadora começou no primeiro trimestre de 2010. A rede EVDO já foi desativada e o CDMA segue no mesmo caminho, com previsâo de desligamento em 2011.
Capdeville diz que hoje existe uma boa oferta de aparelhos e placas de dados tri e quad band e, por isso, o serviço em 1,9 MHz e 850 MHz não é um problema.

Notícias relacionadas
LTE
Para Capdeville a grande aposta do LTE, que é a diminuição do custo por Mbps, só poderá ser atingida se as operadoras dispuserem de pelo menos 20 MHz. "Se reduzir, o LTE começa a perder a sua força", diz ele. O sucesso do LTE no Brasil, para ele, vai depender do timing da Anatel e da disponibilidade de terminais". Ele descarta a possibilidade de que as operadoras, no Brasil, passem a oferecer serviço de LTE em faixas de 850 MHz. "Hoje, precisamos de mais espectro".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!