Mirando 5G, CPQD ingressa em aliança para código aberto em redes de acesso

O CPQD anunciou nesta segunda-feira, 1º, a sua filiação à OpenAirInterface Software Alliance (OSA). Reunindo empresas, universidades e outras instituições sob a coordenação do Eurecom, da França, o consórcio internacional tem como objetivo criar um framework de código aberto (open source) para redes de acesso de rádio (RAN) e o núcleo (core) de redes 5G virtualizadas.

Segundo o CPQD, a iniciativa também será válida para redes 4G com o mesmo perfil. O líder da plataforma de comunicações sem fio da fundação, Gustavo Correa Lima, diz que o ingresso à comunidade global de comunicação aberta deve "facilitar e estimular o desenvolvimento da infraestrutura das redes de nova geração" e "contribuir para a criação de tecnologia nacional para o 5G".

Até o momento, o CPQD já participava do Telecom Infra Project (TIP), consórcio global liderado pelo Facebook e com participação de operadoras como a Telefónica para desenvolvimento de redes de acesso com padrão aberto e interoperável (OpenRAN). Nesta comunidade, a fundação atua dentro do projeto Open Core Network, que tem a OSA como parceira.

Notícias relacionadas

"Esse projeto do TIP também tem o objetivo de desenvolver um núcleo de rede aberto, convergente e nativo na nuvem, rodando em uma infraestrutura automatizada, baseada em hardware e software de prateleira, para suportar tecnologias de acesso 4G, 5G e Wi-Fi, em faixas do espectro licenciadas e não licenciadas", explica Lima.

OpenRAN

Recentemente, uma série de movimentos de apoio ao desenvolvimento do OpenRAN tem ocorrido na cadeia de telecom. Na última sexta-feira, 29, por exemplo, a GSMA (associação global das operadoras móveis) anunciou uma parceria com O-Ran Alliance para incentivar a adoção do padrão em novas redes, sobretudo 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!