Leilão de sobras do 2,5 GHz vai atrasar, mas sai ainda esse ano, diz Rezende

O presidente da Anatel, João Rezende, revelou durante seu discurso na cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações da Abrint nesta segunda, dia 1º, que o leilão de sobras das frequências de 2,5 GHz, prometido inicialmente para outubro, vai atrasar. A ideia é oferecer lotes de 2,5 GHz para uso na tecnologia TDD (Time-Division Duplex), que garante serviço de banda larga fixa para pequenos provedores nos pequenos municípios. Atualmente é frequências de 2,5GHz, disponíveis em mais de 4,6 mil cidades brasileiras.

Notícias relacionadas
"Minha intenção era de que fosse realizado em outubro, mas já me passaram o calendário e, como sempre, vai atrasar, para novembro ou dezembro. Mas vai ainda esse ano", promete Rezende.

A realização do leilão ainda em 2015 tem um propósito claro: ajudar na arrecadação do governo, sem que seja necessário mexer na arrecadação do Fistel – algo que tem deixado o setor em estado de alerta.

O atraso, segundo Rezende, se deve à complexidade de desenvolvimento do sistema eletrônico para o leilão dos milhares de pequenos lotes para os mais de 4,6 mil municípios brasileiros. O edital estava sendo finalizado pela área técnica e ainda deverá passar por consulta pública.

Aliás, essa é uma das novidades do leilão: o fato de ser segmentado em municípios, e não em áreas de numeração. Isso é possível porque será um leilão apenas para uso das frequências no SCM, sem numeração, portanto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!