Telefónica eleva a oferta e propõe sair do capital da PT

A Telefónica deu mais um cartada na tentativa de adquirir a participação que a Portugal Telecom tem na Brasilcel, sociedade que controla a Vivo e é detida em partes iguais por ambas as empresas. Além de elevar a oferta para 6,5 bilhões de euros, o grupo espanhol dá aos portugueses a chance de venderem o ativo de imediato ou em fases, dentro de um prazo de três anos.
Em caso de aceitação da oferta, a Telefónica concede à PT – ou à alguma sociedade por ela indicada – o direito de adquirir a participação que a Telefónica tem na Portugal Telecom. A venda da participação da Telefónica seguiria o mesmo modelo que a compra da parcela da PT na Brasicel, em fases ou de imediato. "A oferta poderá ser exercida imediatamente ou em fases, durante três anos, por um preço equivalente a média da cotação das ações da PT na Euronext Lisbon em um determinado período posterior à presente data", diz comunicado da Portugal Telecom enviado à CMVM, o órgão que regula o mercado de ações em Portugal. A Telefónica é o maior acionista da PT com uma participação de 10%, o equivalente a cerca de 760 milhões de euros.
Assembleia geral

Notícias relacionadas
O conselho de adminstração da PT já se reuniu nesta terça-feira, 1, e deliberou pela a convocação de uma assembleia geral de acionistas para discutir a proposta. A Telefónica tem esperanças de que a decisão sendo tomada pelo conjunto dos acionista possa ser favorável à venda e, por isso, vinha reivindicando a convocação da assembleia desde a recusa pelo conselho de administração da oferta anteiror, de 5,7 bilhões de euros. Como o conselho da PT aceitou em convocar a assembléia, esta nova oferta que é válida até o dia 30 de junho poderá ser prorrogada.
De acordo com o comunicado da PT, entretanto, "a oferta não reflete o valor estratégico deste ativo". O conselho de admnistração da PT destacou três executivos para negociarem a proposta junto à Telefônica até a data da realização da assembleia: o chairman, Henrique Granadeiro; o Chief Executive Officer (CEO), Zeinal Bava; e o Chief Financial Officer (CFO), Pacheco de Melo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!