A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) aprovou uma certificação para a primeira aeronave da United Airlines equipada com conectividade embarcada da Starlink.
O primeiro voo comercial da aeronave – um modelo Embraer 175 – está previsto para maio.
De acordo com a companhia aérea norte-americana, a previsão é implementar a nova tecnologia em 40 jatos regionais por mês. Ao todo, a estimativa é que a frota regional de duas cabines, que soma mais de 300 aviões, esteja equipada até o final de 2025.
A empresa norte-americana também explica que fará um teste beta da nova tecnologia em voos selecionados entre agora e o primeiro voo com passageiros, em maio, para garantir uma boa experiência a bordo.
Além disso, ressalta que vai trabalhar com a Starlink para também obter um Certificado de Tipo Suplementar (STC) que a autorize instalar o sistema da companhia de satélites em todos as suas aeronaves que receberão o equipamento. Hoje, a inserção da tecnologia está prevista em mais de 16 modelos de aviões.
Por fim, a companhia aérea explica que a tecnologia da Starlink exige menos combustível para operar e é mais resistente às condições climáticas.