Lei da Reciprocidade inclui possibilidade de aumento da Condecine sobre remessas

Cinema Nacional
Foto: Pixabay

Uma das medidas previstas no Projeto de Lei da Reciprocidade, aprovado nesta terça, 1 de abril, no Senado, é a possibilidade de ampliação das alíquotas cobradas de grupos estrangeiros de Condecine, a Contribuição para o Desenvolvimento do Cinema, que abastece o Fundo Setorial do Audiovisual e é usada para fomento da atividade audiovisual nacional.

O PL 2.088/2023 foi aprovado em um raro alinhamento entre governo e oposição como uma medida de proteção de alguns setores econômicos brasileiros contra um eventual aumento de tarifas de importação de produtos brasileiros por parte dos EUA.

Pela redação aprovada, a medida vale apenas para a Condecine sobre as remessas estrangeiras, hoje estabelecida em 11%: "A alíquota de que trata o § 2º do art. 33 da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, poderá ser alterada em razão de decisão do Poder Executivo fundamentada nesta Lei", diz o PL 2.088/2023.

Notícias relacionadas

A Condecine Remessa incide sobre "o pagamento, o crédito, o emprego, a remessa ou a entrega, aos produtores, distribuidores ou intermediários no exterior, de importâncias relativas a rendimento decorrente da exploração de obras cinematográficas e videofonográficas ou por sua aquisição ou importação, a preço fixo".

Vale lembrar que, conforme antecipado por este noticiário, em fevereiro o Departamento de Comércio dos EUA prometeu retaliações sobre países estrangeiros que adotaram regulamentações "que regem serviços digitais que são mais onerosas e restritivas para empresas dos Estados Unidos do que suas próprias empresas nacionais", inclusive medidas que limitam fluxos de dados transfronteiriços, exigem que serviços de streaming norte-americanos financiem produções locais e cobrem taxas de uso de rede e terminação de Internet. No caso do PL 2.088 a taxação afetaria remessas ao exterior na contratação de produtos audiovisuais. Mas o Congresso discute também medidas para aplicação da Condecine sobre serviços de streaming.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!