Minicom homologa o switch-off de Rio Verde

O Ministério das Comunicações publicou, nesta sexta-feira, 1°, a portaria que homologa o desligamento das transmissões das programações, realizados até o dia 1° de março de 2016, de todas as emissoras de televisão, em tecnologia analógica, no município de Rio Verde, em Goiás. Segundo o ministro André Figueiredo, o switch-off na cidade-piloto foi plenamente exitoso. Ele salienta que a cidade é a primeira da América do Sul completamente digital.

Segundo Figueiredo, a experiência em Rio Verde servirá de aprendizagem para propiciar o desligamento de Brasília e das cidades do entorno, marcado para o dia 26 de outubro. No ato da assinatura, o ministro reconheceu que o município goiano teve o desligamento do sinal analógico da TV aberta fora da meta de aferição dos domicílios aptos a receberem as transmissões digitais. Chegaram a 86%, abaixo do percentual estabelecido de 93%. "Na verdade, em nível mundial, o percentual de pessoas que deixam para comprar uma nova TV ou um conversor, ela orbita de 15% para cima e em Rio Verde não foi diferente", disse. Mas ressaltou que esse número, que foi apoiado pelos radiodifusores, em 15 dias após o switch-off subiu rapidamente, com acréscimo de 10 pontos percentuais.

"Nós temos esse aprendizado que será aplicado em Brasília para que o desligamento não ocorra com um percentual menor do que os 93%", afirmou Figueiredo. Para a capital Federal, a previsão é de que serão distribuídos 370 mil conversores e antenas para os beneficiários do Bolsa Família e dos demais programas sociais do governo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!