TV paga dos EUA comemora tranquilidade em tempos de crise

Começou nesta quarta, 1, a NCTA Cable 2009, principal evento da indústria de TV a cabo dos EUA. Este ano o evento acontece em Washington. Ao contrário do que se poderia esperar, o tom das discussões não está em torno da crise econômica, até porque, nesse aspecto, os operadores de TV por assinatura de fato podem comemorar crescimento de receitas e clientes, mesmo nos mercados em que o desemprego é maior. A indústria de TV a cabo dos EUA até mostra um certo orgulho de não estar entre aquelas que precisaram correr por ajuda do governo, e aposta que a banda larga e a competição no mercado de telefonia serão fatores anticíclicos na espiral recessiva que afeta a economia norte-americana.
A indústria de cabo de fato teve um desempenho muito bom no ano passado, mesmo considerando a estagnação econômica que já era sentida desde maio de 2008 nos EUA. A base de assinantes de banda larga cresceu no ano passado de 35,6 milhões de clientes para 39,3 milhões, o que representa uma penetração de 65% sobre o total de assinantes. O mercado de voz também cresceu para os operadores de cabo, indo de 15,1 milhões em 2007 para 19,6 milhões em 2008.
Para Brian Roberts, presidente da maior operadora de cabo dos EUA, a Comcast, com quase 25 milhões de assinantes, o segredo em tempos de crise é continuar investindo: "mas temos que nos adaptar a uma nova realidade do assinante, ser mais flexíveis".

Notícias relacionadas
Sem polêmicas
Os temas gerais que dominam as primeiras discussões do evento em 2009 não são muito diferentes da pauta dos dois anos anteriores, mas há algumas variações: conteúdos na internet não são mais um problema a ser enfrentado mas uma realidade a se conviver; competição com as teles não é mais um problema, já que até agora os operadores de cabo levaram a melhor; o DTH tem crescido muito nos últimos anos, mas todos apostam que há um limite nesse desempenho; as alternativas para mobilidade já iniciadas pelos operadores em 2008 ainda precisam começar a dar frutos… Assim, sem grandes problemas, polêmicas ou novidades relacionadas a grandes temas, o foco da edição deste ano da NCTA Cable 2009, ao que tudo indica até aqui, será em elementos do dia-a-dia da operação: integração de plataformas, novos produtos, publicidade e ajustes em relacionamentos cada vez mais conturbados, sobretudo entre programadores e operadores.
O evento em Washington continua até sexta, dia 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!