Anatel quer revisar IST bienalmente

Junto com o pacote de alteração dos contratos do STFC, a Anatel colocou em consulta pública nessa terça-feira, 31, uma proposta de mudança na norma para o cálculo do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). A mudança sugerida, que ficará aberta a contribuições até 4 de maio, consiste basicamente em eliminar o período de "atualização" dos percentuais que representam os pesos das despesas de referência utilizadas no cálculo do reajuste. Caso o texto seja aprovado como está, a Anatel executaria apenas uma revisão bienal tanto das despesas quanto dos índices de preços usados na fórmula do IST.
Segundo técnicos da Anatel, a proposta de eliminar a atualização – onde era feita uma análise mais superficial das variações de custo se comparado com o período de revisão – se deu por conta da estabilidade apresentada pelo IST ao longo desses primeiros anos de aplicação. Na norma em vigor (420/2005), a atualização dos elementos das despesas de referência era feita a cada dois anos, enquanto a revisão mais profunda ocorria trienalmente. Com a mudança, a Anatel pretende revisar a fórmula, como um todo, bienalmente a partir de agora.
A proposta nem bem entrou em consulta e já suscitou dúvidas com relação à aplicação da nova fórmula com a exclusão da atualização. Um especialista em construção de índices ouvido por este noticiário apontou que a proposta, como está, pode inviabilizar a aplicação da fórmula nos anos que não sejam o da revisão dos componentes do IST (ano corrente). "A impressão é que está faltando alguma coisa no texto. Com a exclusão da atualização, a Anatel talvez não tenha percebido que excluiu também o método de aplicação da fórmula no ano não corrente, quando não há revisão do cálculo", explicou o analista que preferiu não se identificar.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!