Publicidade
Início Newsletter TIM projeta liderança em espectro por usuário após integrar ativos da Oi

TIM projeta liderança em espectro por usuário após integrar ativos da Oi

Em encontro com analistas realizado nesta segunda-feira, 1º, a TIM revelou uma série de projeções sobre sinergias, market share regional e espectro após a conclusão da compra dos ativos móveis da Oi ao lado das concorrentes Claro e Vivo.

Caso as aprovações regulatórias sejam obtidas, a operadora avalia que se tornará a líder do País em espectro médio por cliente, passando para 2,53 MHz/acesso após a transação. A mudança significaria o fim de um “gap histórico” de frequências da empresa frente às competidoras.

Os 49 MHz de espectro que a TIM vai receber representam 54% do montante detido pela Oi. O portfólio tem faixas de 900 MHz, 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz.

Notícias relacionadas

Crescimento

De forma geral, a absorção dos ativos da Oi é considerada o principal fator de crescimento da TIM durante o triênio. Com o sucesso da operação, a operadora prevê uma alta anual de dois dígitos no Ebitda até 2023, além de salto de quase 10% nas receitas.

Segundo o diretor financeiro da empresa, Adrian Calaza, 60% das sinergias serão relacionadas ao espectro e rede, com redução da necessidade de novos sites impactando capex e opex. A TIM deve receber 7,2 mil sites com o negócio, sendo 40% em novas localizações.

A operadora também espera uma diluição de custos a partir da base de clientes maior, além de redução no churn. Dos 14,5 milhões de chips que a TIM deve receber da Oi, 40% seriam pós-pagos e os outros 60%, pré-pagos. A intenção é encerrar a migração de clientes em seis meses após o fechamento da operação (previsto para o final deste ano).

Assim, a expectativa é que já em 2022 a empresa comece a receber receitas incrementais oriundas do negócio. Já o potencial completo da aquisição será colhido a partir de 2023, inclusive com o efeito positivo sobre as margens.

Share regional

A TIM também prevê valores adicionais de capex e opex como forma de preparação para a absorção. No encontro com investidores, a companhia notou que uma alavancagem comercial já está tendo início em praças onde a participação de mercado deve crescer.

Segundo dados fornecidos pela empresa, o Centro-Oeste pode exigir maior preparação, visto que o market share de 13% deve passar para 26% após o acordo. Na região Norte, o salto projetado é de 14% para 22%.

Já no Sudeste, a TIM espera passar de 20% para 27% de participação de mercado; e no Nordeste, de 24% para 27%. Já no Sul, onde já tem share de 34%, a intenção é alcançar 38% com os clientes da Oi.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile