Leilão de 5G: TIM afirma que não brigará por 2,3 GHz

Foto: Pixabay

Mesmo que otimista com o formato do edital de 5G aprovado na última semana pela Anatel, a TIM pretende focar nas faixas de 3,5 GHz e 26 GHz durante o certame de espectro – deixando assim o 2,3 GHz de lado.

A sinalização ocorreu durante encontro com investidores promovido pela empresa nesta segunda-feira, 1. "Haverá muitas frequências [à venda], o que não significa que todos vão comprar todas. Nós estamos olhando o 3,5 GHz e também as ondas milimétricas [26 GHz], que podem ser interessantes", assinalou o CEO da TIM, Pietro Labriola.

Neste sentido, o 2,3 GHz ficaria fora do roteiro de aquisições. O mesmo vale para o 700 MHz, onde a companhia já não poderia competir, de acordo com as regras definidas pela Anatel.

Notícias relacionadas

Sobre os 26 GHz, Labriola afirmou não ter certeza se a faixa seria "verdadeiramente móvel", mas apontou a intenção da operadora de construir backhaul móvel a partir do ativo.

Durante o encontro, a companhia também destacou que, com a compra da Oi Móvel ao lado de Claro e Vivo, há expectativa de redução de um "gap histórico" de espectro frente às concorrentes.

Positivo

De maneira geral, o comando da TIM realizou uma avaliação positiva do edital de 5G construído pela Anatel. Segundo Labriola, o governo acertou na "escolha da política pública", podendo realizar um leilão pioneiro de caráter não arrecadatório. A tele já havia se manifestado favorável à exigência do Release 16 para obrigação de cobertura do 5G.

Mesmo o valor total do certame estimado pela Anatel (potenciais R$ 35 bilhões sem contar obrigações) não chega a preocupar a empresa, que destacou a grande capacidade que será colocada à disposição. "Quando alguém olha o valor de todas as frequências, pode até parecer grande, mas é porque será o maior leilão da história do Brasil", argumentou Labriola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!