WhatsApp se justifica: "Não podemos fornecer informações que não temos"

O WhatsApp, que a partir deste mês passa a contar com assessoria de imprensa no Brasil, também enviou nesta terça-feira, 1º, posicionamento a respeito da prisão do vice-presidente do Facebook para a América do Sul, Diego Jorge Dzodan, por descumprimento de ordem da Justiça da cidade de Lagarto, em Sergipe. A empresa reafirma a declaração da rede social (que é sua controladora) de ser uma operação independente e que, por conta disso, a "decisão para prender um empregado de outra empresa é um passo extremo e injustificado". Além disso, explica que não armazena o conteúdo em seus servidores e que, por isso, não poderia entregar as informações solicitadas.

"Estamos desapontados pela justiça ter tomado esta medida extrema. O WhatsApp não pode fornecer informações que não tem. Nós cooperamos com toda nossa capacidade neste caso, e enquanto respeitamos o trabalho importante da aplicação da lei, nós discordamos fortemente desta decisão", disse o serviço over-the-top na nota enviada à imprensa.

A empresa explica que não armazena mensagens dos usuários, apenas de forma temporária até que o conteúdo seja entregue ao destinatário. Afirma que, uma vez entregue, as mensagens "existem apenas nos dispositivos dos usuários que as receberam". Assim, o WhatsApp justifica o fato de não ter entregue as informações solicitadas pela Justiça sergipana. "Isso significa que a polícia prendeu alguém com base em dados que não existem. Não podemos fornecer informações que não temos." O comunicado afirma que não pode comentar sobre a investigação além de dizer que a empresa procurou cooperar "tanto quanto poderíamos, dada a arquitetura do nosso serviço".

Notícias relacionadas

A companhia ressalta estar estendendo um sistema de criptografia de ponta a ponta, impedindo assim as mensagens de serem interceptadas por criminosos virtuais. "Ninguém – nem o WhatsApp ou qualquer outra pessoa – pode interceptar ou comprometer as mensagens das pessoas", afirma o serviço.

O caso no Brasil remete à recente embate entre a Apple e o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, que quer ter acesso a dados de um iPhone de terrorista. A companhia californiana se recusou a abrir a criptografia e alegou – de forma semelhante ao WhatsApp – que nem ela mesmo possui acesso ao conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!