Justiça de SP libera uso do Uber em Guarulhos

O serviço de transporte privado do aplicativo Uber está liberado na cidade de Guarulhos (SP). O Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou na noite desta terça-feira, 1º, que o juiz Rafael Tocantins Maltez, da 2ª Vara da Fazenda Pública do município, negou o pedido do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos para proibir a atividade, alegando não haver concorrência no serviço do app (com outros semelhantes) e que isso causaria prejuízo aos taxistas. O magistrado entendeu que foi criada uma nova modalidade de serviço que ainda não tem previsão jurídica e, por isso, não pode ser proibida. A decisão tomada no processo de nº 103.4223-47.2015.8.26.0224 ainda cabe recurso.

"Cabe ao Direito acompanhar e regular o fato social. Aí sim, se houver descompasso entre o novo serviço prestado e a nova regulamentação, poderá existir proibição", alegou Rafael Maltez. O juiz afirmou também que a regra é da livre iniciativa e concorrência, com liberdade de profissão, e que a Lei deve regulamentar a atividade, e não subtrair liberdades constitucionais. "Não há na Lei, notadamente no município de Guarulhos, (algum argumento) que proíba o serviço proposto pelo Uber", afirmou.

Notícias relacionadas

Vale lembrar que a cidade abriga o Aeroporto Governador André Franco Montoro, mais conhecido como GRU Airport – Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País e por onde escoa boa parte do tráfego aéreo brasileiro, especialmente para vôos internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!