S6 traz pagamento móvel universal, que funciona em qualquer máquina de POS

O Galaxy S6, novo top de linha da Samsung, foi apresentado neste domingo, 1, em Barcelona, um dia antes da abertura do Mobile World Congress. A primeira característica que chama a atenção é o seu design. O aparelho terá duas versões: uma com a tela com a borda curvada, chamada de S6 Edge, e outra tradicional, batizada de S6. Ambas têm corpo de metal, mais elegante que seus antecessores, tela de 5,1 polegadas com densidade de 577 ppi e vidro Gorilla Glass 4, o mais resistente do mercado no momento. Os dois modelos serão vendidos a partir de 10 de abril em 20 países em versões de 32, 64 e 128 GB, e em cinco cores diferentes (branco, preto, dourado, verde esmeralda e azul topázio). Os preços não foram revelados.

Notícias relacionadas
"Alguns fabricantes preferem o design. Outros, a qualidade. Com o S6 procuramos ter o melhor smartphone com o melhor design", disse o presidente e CEO da Samsung, JK Shin, durante a apresentação.

A tela curvada tem um propósito. Além de expandir a imagem, traz notificações com cores diferentes para até cinco contatos escolhidos pelo usuário. Quando um desses contatos liga ou manda mensagem em diversos aplicativos, a sua cor correspondente brilha na borda da tela.

Também foram feitas mudanças importantes no design da interface com o usuário. A Samsung procurou simplificar as notificações e os ícones dos menus, eliminando o scrolling. Alguns ícones foram trocados por texto, para facilitar a compreensão. E apps para determinadas áreas ganharam diferenciação por cor: a aplicação para realizar chamadas é verde; a de contatos, laranja; e a de vídeos, roxa, por exemplo.

Pagamento móvel universal

A novidade mais impactante, contudo, está na adoção da tecnologia MST (magnetic secure payment), criada pela LoopPay, recentemente adequirida pela fabricante sul-coreana. Essa tecnologia permite a realização de pagamentos por aproximação em qualquer máquina de POS, mesmo aquelas ainda não compatíveis com NFC. A comunicação é feita através de oscilações no campo magnético que são captadas pelo leitor de tarja magnética a uma distância de até três centímetros. Ou seja, é como se o usuário passasse o cartão de crédito na máquina, mas, em vez disso, apenas aproxima o smartphone.

O MST faz parte do Samsung Pay, serviço de pagamento móvel embutido nos dois novos aparelhos, e que será lançado no meio do ano nos EUA e na Coreia do Sul, em parceria com Visa, Mastercard, American Express, Bank of America, First Data, Citibank, Chase e outros. O Samsung Pay também funciona com NFC. Os usuários poderão substituir seus cartões de crédito e de débito pelo smartphone e pagar por aproximação autenticando-se pela digital, em vez de digitar a senha.

Recarga sem fio

Os novos top de linha da Samsung vêm com bateria embutida e prontos para recarga sem fio, compatível com dois padrões diferentes: Qi e PMA. Além disso, conseguem carregar em apenas dez minutos o suficiente para quatro horas de uso. Segundo a empresa, dá para recarregar 100% da bateria em metade do tempo do iPhone 6.

Outras especificações

O processador dos dois aparelhos é o Exynos 7420, com dois chipsets quadcore, um de 2,1 GHz e outro de 1,5 GHz. A memória RAM é de 3 GB. As baterias do S6 e do S6 Edge são de 2.550 mAh e 2.600 mAh, respectivamente.

A câmera traseira tem 16 MP, com lente de f.1.9, e pode ser acessada rapidamente com um clique duplo no home button. A câmera frontal, por sua vez, tem 5 MP, lente de f1.9 e, pela primeira vez, HDR em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!