Criada joint-venture global de gerenciamento de terminais, a Gema

Seis empresas de diferentes países especializadas em gerenciamento corporativo de telefones móveis (MDM, na sigla em inglês) se uniram para formar uma joint-venture internacional, batizada como Global Enterprise Mobility Alliance (Gema). "É como a Star Alliance do setor aéreo", comparou Roberto Dariva, presidente da Navita, empresa brasileira que faz parte da Gema. Os outros membros são a norte-americana Vox Mobile, a inglesa Berkeley, a australiana MSC, a alemã Schiffle e a belga GPXS. Em breve, a EMS, que atua no Oriente Médio, será a sétima integrante. A expectativa é de que a Gema some este ano US$ 75 milhões em vendas e 780 mil terminais gerenciados de 3,1 mil companhias.

Notícias relacionadas
Cada membro da Gema tem hoje uma atuação regional em seus continentes de origem. O problema é que entre os seus clientes há multinacionais, com funcionários que viajam o mundo inteiro levando telefones celulares corporativos em seus bolsos. Realizar o gerenciamento de terminais no exterior é difícil e custoso. A proposta da Gema é justamente formar uma aliança, em que uma empresa ajuda a outra na prestação do serviço no exterior. A ideia começou a ser discutida no ano passado e agora, em Barcelona, aproveitando o Mobile World Congress, os membros fizeram uma série de reuniões para definir os padrões de integração entre seus serviços e anunciaram o lançamento comercial da joint-venture, na qual todos têm participação igualitária. Na prática, a maior parte da receita de cada contrato continuará com a empresa que conquistar o cliente e haverá um preço de tabela para contratar a ajuda de parceiros internacionais membros da Gema quando necessário, explica Dariva. A Navita tem entre seus clientes, por exemplo, a Gerdau e a Votorantim.

Por enquanto, a Gema oferece mundialmente os serviços de MDM, provisionamento e treinamento. Em uma segunda fase do projeto, serão acrescentados serviços de administração de gastos telefônicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!