TIM e Enel vão apoiar cidades inteligentes no estado do Rio de Janeiro

O trio de empresas de origem italiana TIM, Enel e Leonardo assinou um memorando de intenções com o estado do Rio de Janeiro e vai iniciar o estudo de soluções integradas para cidades inteligentes na região.

O acordo deve avaliar oportunidades nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, além de identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias possa ser aplicada, em uma espécie de laboratório vivo.

A assinatura do memorando para cooperação técnica ocorreu nesta terça-feira, 1°, em solenidade no Palácio da Guanabara ao lado do governador fluminense, Cláudio Castro.

Notícias relacionadas

Energia

"Nossa expectativa é que a parceria que fechamos hoje com o governo do Rio de Janeiro para viabilizar novas soluções de IoT seja um grande exemplo do que podemos oferecer e proporcionar a outras cidades e estados", afirmou, em comunicado, o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, Mario Girasole.

Entre os focos da iniciativa está a eficiência energética, seja no suporte à oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída ou no uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização. Sensores inteligentes para medição de nível de poluição e sistemas de recarga pública para veículos elétricos também foram mencionados como possibilidades em comunicado conjunto.

"A parceria com o governo do Rio de Janeiro, a TIM e a Leonardo fortalecem a estratégia da Enel X no Brasil, ampliando a capacidade de atuação da companhia, principalmente, no mercado de mobilidade elétrica e eficiência energética no Estado", indicou o country manager da Enel Brasil, Nicola Cotugno.

Já pelo lado da Leonardo, foi destacada plataforma da multinacional que integra dados de fontes e sensores heterogêneos para garantir segurança como possível contribuição ao projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!