Entenda o que muda para os clientes de celular da Oi

Foto: Pixabay

Claro, TIM e Vivo deverão assumir uma série de condições para concluir a aquisição da Oi Móvel, inclusive medidas direcionadas para o consumidor, em especial os atuais clientes da operadora vendida. Conforme a Anatel divulgou no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 1º, em geral haverá a manutenção de planos, mas sem a necessidade de fidelidade. E contemplam também os usuários de ofertas de combo da Oi (como celular, banda larga e TV por assinatura). 

O Plano de Comunicação é um dos remédios, que inclusive recebeu atenção do conselheiro Vicente Aquino, que é presidente do Comitê de Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST). Conforme determina a Anatel, as empresas deverão apresentar em 90 dias à Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) esse planejamento, que contempla o processo de migração da base de clientes da Oi. Esse plano deverá ter os seguintes elementos:

  • cronograma com as informações e comunicações direcionadas ao consumidor no processo de migração;
  • canais de comunicação disponíveis, atendimento voltado ao esclarecimento de dúvidas do consumidor;
  • informações sobre o direito de o consumidor fazer a migração escolhendo o plano e a opção de fidelização, "ainda que o novo plano seja similar ao outrora contratado com a Oi";
  • informações sobre a preservação da privacidade de dados durante o processo, de acordo com a LGPD e à regulamentação de telecomunicações;
  • informar o consumidor sobre outros assuntos, inclusive mudanças nas condições de prestação de serviços;
  • criar uma página no site da Oi, Claro, TIM e Vivo com as informações sobre a migração e direitos do consumidor, "em especial sobre fidelização, garantia da qualidade da prestação do serviço e preservação do sigilo dos dados".
Notícias relacionadas

Fidelização da Oi não permanece

Os consumidores ainda terão outras premissas, como a garantia do direito de portabilidade a qualquer momento, independente da fase pela qual a venda esteja acontecendo; transparência na segregação de contratos de celular em outras ofertas de combo da Oi, com comunicação feita com ampla antecedência; o direito a não ter migração automática para a Claro, TIM ou Vivo de alguma fidelização que o usuário tenha com a Oi, e nem de ter nova fidelização imposta sem consentimento do consumidor; ausência de cobrança por conta de quebra de contrato de fidelização dos usuários da Oi de celular ou de combo (com o plano de celular incluso).

A SRC também deverá fazer um acompanhamento específico para os usuários que passarão por todo esse processo de migração. A superintendência vai observar padrões de qualidade e satisfação do consumidor com o serviço prestado, além de ampla comunicação com os usuários e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) sobre a migração. 

Atualização: É importante o cliente ter em mente que a Oi e as demais operadoras ainda deverão informar como e quando os clientes poderão migrar. O processo foi aprovado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apenas no dia 9, então as companhias ainda estão em fase de ajustes.

94 COMENTÁRIOS

    • Muito difícil já que superam em muito a quantidade de gigas oferecidos por preços menores que as demais porém com aquele sinal bomba da Oi móvel. Provavelmente garantirão os que já tiverem neles por obrigação mas certamente criarão planos piores e semelhantes aos delas com melhor sinal mas bem menos gigas e mais caros.

        • Eu migrei recentemente pra Claro. Moro em Recife-PE, e estou muito satisfeito com a qualidade do sinal e com a velocidade da internet. Os Gigas diminuíram em comparação com o que tinha com a Oi, mas de que adiantava se não conseguia usá-los de tão lentos, em qualquer lugar que eu estivesse era a mesma coisa.

  1. Essa matéria não explicou o principal e só aumentou as dúvidas quanto ao fato de se a Oi continuará a existir ou será absorvida pelas operadoras que estão comprando e será obrigatoriamente migrado pra elas, vou ter que buscar essa informação em outro site!

  2. Olá eu tenho um pacote de dados da oi de 200 mega mas minha internet não saí do H+ já fiz algumas reclamações mas não tiver respostas o valor que pago é 136 em uma dessas reclamação fui informado que só tem 50 mega ainda fala que não pode fazer nada tbm se eu quiser cancelar tenho que pagar 1000 reais alguém pode me ajudar por favor pois não sei a quem recorrer

  3. Estou pagando cara e o transtorno são grandes pois não consigo acessar nem o Facebook no whatsapp enviar áudio tá completando pois do vivo sem internet

  4. Detesto Tim vivo e Claro uso a oi por ser melhor agora sou obrigada a utilizar essas outras porcarias de vivo tim e claro aff ‍♀️ palhaçada viu !

    • Mesmo problema que eu. Vamos cair nas mãos deles novamente.Alem de que, eu pago 20 reais por ligações ilimitadas e 20 gb de internet. A melhor promoção de todas as operadoras. O sinal não é tão bom, mas compensa o valor.

    • Faço minhas as suas palavras. Decidi migrar para a Oi por causa de experiências desagradáveis que tive com as outras operadoras, e agora me vejo nessa encruzilhada de não querer migrar para nenhuma delas e não poder ficar sem os serviços móveis. E ainda dizem que o consumidor tem liberdade de escolha. Não nesse caso.

  5. Boa tarde.
    Sempre fui Cliente oi desde a época da Telemar.
    Pego de surpresa por uma descontinuidade e chateado com a atitude da empresa que fui fiel.como cliente a tantos anos no caso a oi. Tive que cancelar meu telefone residencial e mais o plano oi total que tinha. Enfim acredito que a oi telecomunicações era para ter tudo outra atitude para com seus clientes.

  6. Afinal? Quantas operadoras existem atualmente no Brasil? Eu odeio a Claro, pois é uma empresa q está me fazendo ir pela oitava vez no Procon. Desde q pedi a portabilidade perdi a paz e o sono. Fica adicionando NR de celular na minha conta q não é meu, tira um e coloca outro.

  7. BOA TARDE SENHORES FICO TRISTE PQ Ñ AVISAN SOMOS PEGOS DE SURPRESA CONTA EM DIA DESDE DEZEMBRO ESTOU SEM INTERNET E TELEFONE COMbfO TIVE UMA EMERGÊNCIA MEDICA Ñ PUDE ME COMUNICAR E PEDIR CONSERTO DIA 13 do 01 de 2022 .FALEI COM UMA JOVEM NO 1033MbfE E ME INSTRUIU A CANCELAR MEU PACOTE POIA POR CAUSA DE MTOS ROUBOS A OI Ñ
    TRABALHARIA EM MEU BAIRRO .
    FIQUEI PERDIDA PERGUNTEI AOS VISINHO UMA É OI ELA .ME DISSE QUE O DELA ESTAVA FUNC .ENTÃO LIGUEI HOJE DE NOVO
    DE NOVO MESMA COISA Ñ TEM FUNCIONARIO PARA REPARO . QUE LA CONSTAVA TUDO BEM NA MINHA LINHA . E QUE VOU PAGAR ESTE MES DE NOVO .A FALTA DE RESPEITO E GRAQNDE PQ OS NOVOS DONOS JA Ñ COMESSAM MANTENDO OS NOVOS CLIENTES .Ñ ENTEDO RESUMINDO ESTOU SEM TELEFONE SEM INTERNET MAS TENHO QUE PAGAR A CONTA .AGUARDO SOCORRO .

  8. Boa tarde quem puder ajuda eu agradeço, eu tenho a Oi móvel, quero urgentemente cancela pior coisa que eu fiz na vida foi entra nessa oi, meu plano é pós com fidelização gostaria de saber se com esse anuncio já consigo fazer o cancelamento

  9. Vamos voltar a escravidão de novo!
    A Tim vivo e claro são três merdas de operadorasaber tive as três e só tive dor de cabeça
    uma pena migrei pra Oi a 2 anos e meio agora minha paz e minha paciência vai acabar
    vou ter enviar cartas via correio e usar um celular simples sem Internet só pra peão fazer ligação e receber infelizmente vai ser uma das opções

  10. Eu tenho oi fibra mas telefone fixo teria como eu cancelar sem ter que pagar multa eu detesto a oi é muito ladrona faz um contrato com um valor quando você vai pagar é outro.

    • Normalmente, não se cobra multa por fazer a portabilidade. Se você ainda estiver em um contrato de fidelidade com a Oi, depois que a venda da empresa for finalizada (se o Cade aprovar), você pode fazer a portabilidade gratuita mesmo com a fidelidade.

  11. Saí da claro a 25dias pois não funciona dentro do hospital de clínica, vim pra oi,posso fazer portabilidade agora pra outra bomba que funcione dentro do HC, diz o Datena….é só no nosso?

  12. Já faz 02 anos que mudamos pra Oi..Eu Esposa Filha. Ótima operadora. Nunca reclamamos.
    A Tim era uma reclamação atrás da outra. O que fazer agora. É triste quando acontece isso.

  13. Infelizmente os clientes da Oi não tem opção sou obrigado ficar com três lixo essas operadora um verdadeiro lixo estamos ferrado

  14. Fui Tim desde q saí da antiga BCP. E fiquei muito chateada pq já tava de saco cheio de colocar crédito semanal pra Tim não me roubar com serviços que eu não solicitava! Se colocasse crédito para o mês, era certeza da dor de cabeça até chegar numa maldita opção de conseguir falar com um atendente depois de 20 minutos pendurada no telefone! Pra ter estorno do meu dinheiro, fora o "plano" cortado, a falta do benefício de 1 maldito GB a mais no mês pq quebrava o ciclo por falta de "crédito"!
    Sem contar que em vários lugares eu ficava na mão, sem internet e as vezes até sem sinal! Isso pq moro na capital de SP!
    Enfim, depois de pesquisar todas as operadoras, uma amiga que já usava a Oi há muito tempo recomendou e disse q nunca teve problemas! Pois migrei já na portabilidade, com a cara e a coragem, com a esperança de ter mais saúde mental e consegui! A Oi me surpreendeu, tanto em benefícios, quanto em qualidade de sinal! Hj tenho um pré pago de R$25, ganho 25GB de internet e mais algum bônus. Internet que não acaba e que até sobra no fim do mês! Qual operadora que vai manter meu benefício sem fidelidade?

  15. Você acha que é melhor se antecipar e pedir a portabilidade para outra operadora? Ou, continuar com a Oi…até surgirem as alterações por parte das operadoras.

    • Espera. A venda ainda não foi finalizada, então se você pedir portabilidade agora, pode ter condições diferentes (ou seja, ter que pagar multa em caso de ainda ter alguma fidelização com a Oi).

  16. Boa tarde! E como ficará para os clientes que possuem planos controle com a OI? O plano mudará? O valor aumentará? Perderemos os benefícios??

    • Também quero saber. Isso a matéria não explica. Se quem tem Oi controle continua com todos os benefícios e quantidade de gigas.

      • Acho que caberá à operadora explicar melhor essas questões, mas isso só será finalizado quando (e se) o Cade aprovar. A matéria trata exclusivamente do que a Anatel determinou.

  17. Boa noite.
    Fiquei sabendo q na minha região centro oeste em MG,quem vai assumir a parte da oi é a claro,isso quer dizer q os clientes oi q não pedirem portabilidade serão migrados automaticamente pra claro?

  18. Meu fixo parou no final de dezembro passado liguei pra reclamar .resumo desligaram a internet me enviaram um telefone dizendo que e sem custo pra substituir o fixo mesmo não querendo mandaram assim mesmo sem nenhuma explicação. Contratei outra internet e fiz portabilidade tava funcionando muito bem. Agora não ta mas recebendo ligação de celular. Quando liga de celular diz fora de área ou desligado.minha conta ta paga so falta o vencimento do próximo dia 10 que é residuo que ficou.

  19. Sou cliente Oi controle. Como fica meu plano? Eu vou perder? Vou ser obrigado a fazer portabilidade e ficar sem ele? Vão ser mantidos meus benefícios e valores???

  20. Liguei agora na Oi e eles dizem que a fidelidade continua, se o cliente solicitar portabilidade antes de receber a mensagem de migração para a Tim, vai pagar a multa pela fidelidade existente. O setor de cancelamento informa que se o cancelamento ocorrer por iniciativa do cliente antes da migração da operadora, será cobrado multa.

  21. O numero vai continuar o mesmo? sou cliente da oi a 12 anos todos os meus contatos estão relacionados a este número.

  22. Sou cliente da oi a 12 anos meu numero vai continuar o mesmo? Pois todos os meus contatos são com este número.

  23. Olá sou cliente Oi pós pago ilimitado, pré pago controle ilimitado, pré pago controle limitado e pré pago com. Pago de R$ 100,00 à 30,00 conforme os planos. Olhei nos sites da Claro, meu DDD 13 e está não possui planos selhantes, na verdade são mais caros. Serei obrigado a ter que aceitar estes planos ou posso continuar com os que tenho em contrato? Sem maís, Ewerton. Em tempo já fui cliente da Claro e Vivo e ambas não realizaram conforme as propagandas enganosas.

  24. Tenho duas linhas comerciais, uma delas com Internet, que estão desligadas desde 04/2021, apesar de dezenas de reclamações . As contas continuam chegando e as ligações de cobrança são diárias.
    Qual será o futuro dessas linhas?

  25. Gostaria de saber, como ficará o cliente da Oi que tem o Combo(TV/Internet/telefone fixo).
    Pq, no meu caso, só existe cobertura(cabiamento) da Oi. Nenhuma outra operadora, cobre.
    Como ficará essa situação????

  26. Lixo. Tudo um lixo e isso se deve ao fato de termos nesse "Brasil, sil, sil" um monopólio das tele. Nunca que isso aí passaria em um país sério com princípíos de fato liberais, com donos que fazem seu jabá mediante loby nos corredores da Câmara e Senado pra se enriquecerem em detrimento de um serviço capenga e ineficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.