TelComp: apesar de otimismo, edital do leilão de 5G merece análise com cautela

Foto: Hebi B. /Pixabay

[Publicado no Mobile Time] Para a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços Telecomunicações Competitivas (TelComp), o momento é de cautela. A entidade está otimista com o texto do relator Carlos Baigorri, mas entende que os itens que pegaram todos de surpresa – como as redes na Amazônia e a privativa para a administração pública – devem ser analisados com calma e tempo.

Amanda Ferreira, gerente de assuntos regulatórios da TelComp, explica que as exigências acarretam em novos custos e investimentos. "As novidades apresentadas no edital demandam uma análise mais aprofundada e estudos. A gente sabe que, ao determinar a construção de uma rede (como a privada ou a da Amazônia), isso pode ser impedimento para alguns players".

Para Carlos Eduardo Sedeh, vice-presidente do conselho de administração da entidade, são novos elementos que trazem incertezas e precisam ser debatidos amplamente. "São custos relevantes, dadas as características, por exemplo, da Amazônia, além de ter impacto ambiental, de logística.. são considerações a serem feitas. É preciso saber quanto isso vai onerar o CAPEX das operadoras", complementou.

Notícias relacionadas

Sedeh também comentou sobre os votos declarados de dois conselheiros da Anatel na última reunião, que aconteceu nesta segunda-feira, 1. Ele acredita que a antecipação dos votos é algo normal e mostra como a agência está mais transparente, mais inclusiva.

"Colocar os votos públicos não é negativo. Pelo contrário. Pode colocar pressão, mas já se tem uma base do que está sendo discutido e como está a cabeça dos conselheiros. Mudar de opinião também não é demérito, afinal, estamos tratando de um tema dinâmico. À medida que se busca entender melhor e se tem mais informações, é natural e saudável mudar de opinião. Colocar o voto público é positivo, mesmo que ele deixe claro que pode mudar", resumiu.

A TelComp acredita que a rede 5G deveria partir do zero para todos. "Se a rede não for nova, o risco é de se ter um comprometimento na entrega do serviço e gerar uma frustração no mercado como um todo, que espera baixa latência e alta velocidade".

Outro ponto que a instituição acredita trata da inclusão das competitivas no trabalho de interligação das torres, das ERBs. "O 5G só vai experimentar a qualidade que a gente espera se houver a interligação das antenas e das ERBs com fibra ótica. As pequenas operadoras de serviços levaram fibra para o interior para as cidades e podem ser essenciais para a expansão do 5G", completa Sedeh, vice-presidente do conselho de administração da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!