Proposta da Anatel exclui Oi do leilão de 700 MHz

Foto: Pixabay

A proposta para o edital do leilão de 5G apresentada pelo conselheiro relator Carlos Baigorri nesta segunda-feira, 1º, mostra uma restrição específica para a faixa de 700 MHz que basicamente exclui a Oi. Conforme o texto, não é admitida a participação de empresas que já detenham a frequência nessa concorrência, mas também está impedida para empresas que estejam "em processo de transferência de controle societário". 

Este é o caso da Oi, que vendeu a unidade produtiva isolada Oi Móvel no final do ano passado para a oferta conjunta da Claro, TIM e Vivo. Essa operação está justamente em processo de avaliação para anuência prévia na Anatel, alem de processo de análise de concorrência no Cade. A expectativa é que esse procedimento só seja concluído no final do ano – portanto, possivelmente depois da realização do leilão da Anatel. 

É uma alteração importante, pois a disponibilização de bloco em 700 MHz foi pensada justamente para nivelar a quantidade de espectro entre empresas. A Anatel negava que tenha sido uma reserva para a Oi especificamente, mas já indicava que haveria mudança nas prioridades para a frequência. O próprio presidente da empresa, Rodrigo Abreu, citou ao longo do ano passado que a empresa continuaria estudando a participação no leilão até que a transferência de controle fosse consumada, mantendo o planejamento como operação normalmente. 

Notícias relacionadas

Pode haver impacto ainda para a participação da Oi nas outras faixas (de 2,4 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz). Isso porque, caso a operadora queira disputar, seria necessário não haver restrição de non-compete no serviço móvel pessoal (SMP) no contrato da venda da Oi Móvel. Conforme a proposta de Baigorri, as faixas estão sempre atreladas à prestação do SMP, ainda que sem prejuízo de poder pedir outorga de outros serviços para usar as faixas. 

Proposta

A proposta de Carlos Baigorri é de disponibilizar na primeira rodada um bloco de 10 + 10 MHz. Caso nenhuma empresa demonstre interesse, ocorreria uma segunda rodada com bloco de 5 + 5 MHz, mas ainda com as mesmas restrições. 

Como compromissos, há a necessidade de implantar estações radiobase com tecnologia 4G ou superior para até 100% das localidades listadas até 2025, assim como o total de trechos listados na portaria nº 1.924/2021 do Ministério das Comunicações (as rodovias BR-163, BR-364, BR-242, BR-135, BR-101 e BR-116) até o mesmo ano. Há ainda uma "possibilidade de conversão do ágio em compromissos adicionais", o que significaria na prática um valor que seria transformado em investimentos para além das redes previstas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!