Feninfra aponta que nova Portaria do MCom pode dificultar implantação do 5G no Brasil

A Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicação e de Informática (Feninfra) aponta que a recente Portaria 1.924/2021, publicada pelo Ministério das Comunicações em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), traz uma série de obrigações que preocupam o setor de telecomunicações como um todo e podem dificultar a implantação da tecnologia no país.

Os representantes setoriais querem esclarecimentos sobre a portaria, que traça diretrizes para a realização do leilão 5G. O teor da medida causou surpresa à entidade, pelas indefinições apresentadas, em especial no trecho que aponta o estabelecimento de obrigação de que as empresas vencedoras financiem a criação de uma rede privativa fixa de comunicação exclusiva da administração pública federal. A obrigatoriedade da criação de uma rede sub-fluvial da Amazônia também é vista com preocupação, podendo as novidades onerar muito os custos da implantação do 5G no País.

Dificuldades para o 5G

Notícias relacionadas

As normas editadas de última hora pela União podem dificultar e atrasar a agenda do 5G, fundamental para alinhar o Brasil aos avanços da internet e das telecomunicações no mundo, pois criam dúvidas e incertezas, a começar pelo risco de reduzirem o número de licitantes.

Segundo a federação setorial, são 57 mil empresas e mais de 1,2 milhão de trabalhadores, que estão sendo qualificados e aguardando a rápida liberação do leilão do 5G. "Não podemos sofrer atrasos que acarretem necessidade de liberar parte da mão de obra. O atual cenário cria insegurança jurídica, ante a possibilidade de questionamentos judiciais das medidas. Por isso, queremos uma reunião urgente com as autoridades competentes, para os devidos esclarecimentos, antes da continuidade do processo", pondera a presidente da Feninfra, Vivien Suruagy.

Para Suruagy, o ideal seria o adiamento do texto do edital pelo Conselho Diretor da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!