A Ericsson anunciou a conclusão da venda de sua participação majoritária na MediaKind, spinoff para a área de mídia criada pela fabricante sueca em janeiro do ano passado. Conforme anunciado na ocasião, o fundo de private equity One Equity Partners passa a deter 51% da empresa de tecnologia para vídeos, enquanto a Ericsson fica com 49%.
A previsão inicial era que o negócio fosse concluído no terceiro trimestre do ano passado, mas o cronograma foi alterado após a multinacional reportar que o processo estava se mostrando mais complexo do que o esperado. Segundo a Ericsson, a conclusão da venda deve garantir impacto positivo no lucro operacional do primeiro trimestre de 2019 estimado entre 400 milhões e 600 milhões de coroas suecas (ou US$ 44,1 milhões e US$ 66,2 milhões, na ordem). As cifras devem ser incluídas no segmento de negócios emergentes da empresa.
Conforme divulgado na semana passada, a Ericsson fechou 2018 com aumento de 3% nas receitas e redução anual nos prejuízos, para cerca de US$ 695 milhões; desde então, a empresa já anunciou uma nova estratégia para Internet das Coisas em redes móveis e produtos de serviços gerenciados com inteligência artificial.