Criminosos usam dados de usuários para aplicar golpes em nome das teles

A banda larga é um serviço que costuma demandar uma relação de confiança entre usuário e operadora, especialmente na necessidade de visita técnica. Criminosos se aproveitam dessa relação e tentam aplicar golpes na base de clientes ao ter algum tipo de acesso ao cadastro de assinantes. O problema foi relatado na quinta-feira, 31, por uma usuária no Twitter, que não quis se identificar com o nome real. Segundo ela, os estelionatários tinham acesso a todos os dados pessoais dela após contratação da banda larga da operadora Net no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. "A moça no telefone, depois de confirmar todos os meus dados (que eles já tinham) veio com um papo que a primeira fatura deveria ser cobrada por cartão de crédito e me pediu os dados", declarou ela na rede social. A cliente não repassou as informações, mas concluiu que alguém estaria tendo "acesso total à base de clientes da Net", incluindo informações de instalação de ponto. Ainda de acordo com a usuária, um conhecido sofreu de golpe semelhante: um criminoso ligava para clientes "remarcando" instalações. Na verdade, quem aceitasse teria a casa assaltada.

Procurada por este noticiário, a Net enviou nota afirmando que ações criminosas do tipo afetam "várias prestadoras de serviços no Brasil, nas mais diversas modalidades". A companhia aconselha os usuários a tomarem precauções, como não informar dados ou consultar o atendimento da empresa para confirmar agendamentos. Confira a íntegra do posicionamento da operadora:

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"Ações criminosas, como as descritas pela reportagem, afetam várias prestadoras de serviços no Brasil, nas mais diversas modalidades. A empresa informa que sua área de atendimento não entra em contato com clientes solicitando número de cartão de crédito ou dados pessoas. Em caso de dúvida a respeito da abordagem feita em nome ou a serviço da NET, a operadora orienta seus clientes a não fornecerem nenhuma informação e entrar em contato com a central de relacionamento NET, pelo telefone 10621, que funciona 24h. A ligação é gratuita.

A Companhia alerta ainda que qualquer visita técnica feita em nome da NET é previamente agendada. Os assinantes podem confirmar esse agendamento por meio da central de relacionamento, ligando para 10621, ou por meio do Minha NET, aplicativo disponível para Android e iOS. Nele, o cliente tem acesso a informações como trajeto percorrido pelo técnico, além de nome completo e foto do profissional. Todos esses dados são disponibilizados para que o assinante receba com segurança os técnicos que trabalham a serviço da operadora. A NET afirma que está à disposição do consumidor para auxiliá-lo no que for necessário, bem como também está à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário."

20 COMENTÁRIOS

  1. Na SKY acontece a mesma coisa, funcionário criminoso vende banco de dados com dados completos de clientes para o mercado e parceiros revenderem em cima da base e manipularem os dados na ANATEL.
    A polícia civil DF, MPFDF e a própria SKY sabem do problema.
    Infelizmente, nossos dados estão expostos a fraudadores e criminosos cibernéticos.

  2. Uma gangue me ligou dizendo ser da NET, já tinham parcialmente meus dados pessoais, acabei caindo no papo e passei demais dados… Só depois liguei na NET pra saber se eles tinham entrado em contato comigo e pra minha frustração a resposta foi NÃO! Esses criminosos lucram na nossa falta de cuidado… NÃO REPASSEM DADOS PESSOAIS POR TELEFONE, se o fizerem o jeito é pedir pra rastrear seu CPF pra ver se alguma falcatrua anda sendo feita e tentar impedir! Quanto ao suposto técnico, que na verdade é um ladrão, não permita que entre se a operadora não confirmar o serviço!

  3. Absurdo total!Em 31/10/19 fiz o contrato e em 04/11/19 me ligaram pedindo dados do cartão. A própria operadora tem funcionários criminosos!

    • extamente isto ,assino a internet da vivo onde tenho numero fixo que nunca passei pra ninguem,ao fazer cadastro pra mudar pra net claro no outro dia começo receber varias ligaçoes no fixo e celular dando desconto de 3 meses se pagar no cartão de credito ,e dizem não aceitar cartão nubank kkkk, pois e facil estorna se for golpe,propio funcionarios da net claro revende dados pra caloteiros.

  4. Aconteceu exatamente agora comigo. Alguém esta me ligando pedido dados de cartão de credito para pagar a net proporcional aos dias do mês que utilizarei (ainda nem foi instalado). Eles sabem o endereço da minha casa, meu cpf, rg, minha conta no banco, além de todos os dados que passei no ato da contratação (contratei anteontem dia 18/11/19). A net precisa de se responsabilizar pela segurança dos dados dos clientes!!!!!! O numero que fica me ligando é o 11 5045-1723 ou final 1715. Ja registrei reclamação na NET e na Anatel.

  5. Aconteceu há poucos minutos comigo. Alguém me ligou pedido dados de cartão de crédito para pagar a Net proporcional aos dias utilizados (a instalação também não ocorreu). Sabiam meu endereço, meu CPF e os dados que passei na contratação, na sexta dia 06/12. Liguei no 0800 da Net e informei, mas como eles tiveram acesso a esses dados, a pessoa se identificou como sendo da Net e quando disse que eu não concordava a ligação misteriosamente caiu.
    Concordo que a NET deveria sim se responsabilizar, são casos de várias pessoas. Como essas pessoas pegam o acesso a dados e vazam?

  6. Os bandidos estão mais à vontade do que as operadoras e os clientes. Fruto da maldita impunidade que reina no Brasil. Estes golpistas ficam tranquilos porque devem ter sido presos mais de uma dezena de vezes e a maldita "justiça" manda soltar. Sabe-se lá porquê. Desconfio.

  7. acabei de receber ligação da "net" pedindo pra confirmar o cartão de credito que começava com o digito 5. Ate passei o resto dos números, mas desconfiei quando pediu o código de segurança tbm. Cheguei a questionar e a mulher respondeu de prontidão "é pq tivemos uma recusa no cartão e só confirmando pra poder liberar a instalação". Desliguei e liguei pra NET. Me disseram que a net nem possui forma de pagamento em cartão e que era golpe. O primeiro numero que ligou foi 011 24423200 e logo em seguida me ligou de novo, a mesma mulher, do numero 31 37684037.

  8. Isso acabou de acontecer comigo também. Ontem contratei o serviço da NET e hoje recebi uma ligação de uma pessoa, que possuía TODOS os meus dados, dizendo ser da NET, e, inclusive, sabiam até o serviço contratado. Era essa mesma história da primeira fatura não poder ser em débito automático e eles pediam dados do cartão de crédito. Liguei pra NET e informaram que o contato não foi feito a partir deles.

  9. acaba de acontecer comigo hoje 17/01/20. Ligaram de dois números 04837718989 e 048 991431204. No primeiro, informou alguns dados e pediu o cartão de crédito para o pagamento do primeiro mês. Eu disse que não informava cartão por telefone e a pessoa disse que meu contrato estaria cancelado. No segundo nr veio uma gravação dizendo que se eu informasse o cartão eu pagaria 29,90 por mês (meu contrato é de 99,90 por mês). Liguei para a Net e informei o problema, mas a funcionária sequer disse se os telefones pertenciam ou não à Net.

  10. Passei pelo mesmo problema!! Eles tinham todos os meus dados! Sabiam inclusive que o técnico estaria na minha casa. Quando me recusei a efetuar o pagamento, me ameaçaram de cancelarem meu plano. Quando o técnico foi terminar a instalação, foi informado que meu plano tinha sido cancelado! Os bandidos cancelaram meu plano de internet! Liguei para a Net e eles disseram que nunca ouviram falar em fraude e que meu plano tinha sido cancelado mesmo. Um baita desrespeito com o consumidor, além de mentirem ao dizer que não sabiam de nada.

  11. PASSEI EXATAMENTE POR ESSE PROBLEMA HOJE.

    1º Recebi uma ligação informando que sou cliente net e que há uma parceria entre net e empresas de cartões como MasterCard e Visa e a URA pede pra você informar o tipo de cartão que você.

    A mulher já possui os seus dados e ela sabe o tipo de cartão que você tem, essa é a sacada dela, tanto que ela confirma diversos dados que só quem tem é a NET, então você vai na confiança.
    Ela falou "sua fatura tem o valor previsto nesse primeiro mês de 28,90, mas pra pagar essa fatura, tem que ser no cartão de crédito que começa com 5, você pode me passar ?"

    Comecei a passar os dados, mas como faço muita compra na internet, sei que uma pessoa que possui todos os dados do cartão, faz o que quer…, me recusei a passar o código do cartão e disse diversas vezes que estava desconfortável.
    ~
    Eu falei pra ela, me liga daqui a pouco, vou ligar na Net pra saber se isso é procedimento da net mesmo, preciso confirmar 1° antes de passar os dados.
    Ela não quis deixar eu fazer isso, dizendo que ela só tinha 2 opções CANCELAR a NET gerando um custo de 300 reais ou terminando o cadastro.

    Por fim, desliguei o telefone e a NET informou que não liga pra ninguém pra pedir dados de cartões.

    uma coisa é FATO alguém da net está vazando dados.

  12. Passei pela mesma situação.
    No dia 19/03/2020 fiz uma contratação de banda larga da Claro. No outro dia, recebi uma ligação do número 01531992263723 falando que os dias proporcionais desse mês eu teria que pagar no cartão de crédito no valor de R$28, 90. A "atendente" sabia TODOS os dados que eu havia informado para a Claro: CPF, RG, Dados da conta corrente e inclusive o dia e a hora da instalação que havia agendado! Como ela sabia todos esses dados, conclui que realmente era um atendente da Claro. Afinal, até o dia da instalação foi informado.

    Depois tive que ligar para a Claro para confirmar a instalação e me foi informado que esse não é um procedimento padrão.

  13. Acabou de ocorrer comigo. Tenho conta na Vivo e assinei a Net, pois quero uma internet mais rápida. Ligaram agora em nome da Net. Sabiam meus dados. Todos. Até sobre a visita técnica. Disse que não trabalhava com crédito e a pessoa desligou. Desconfiei e liguei na Net. Disseram que era possível fraude. Reclamei que meus dados foram pegos na Net. Mas pouco me deu atenção. A atendente falou para realizar um BO.

  14. Aconteceu comigo o mesmo!!
    A pessoa tem todos os dados, fala que se vc não pagar o proporcional do primeiro mês, eles iriam cancelar a instalação. Infelizmente passei os dados na pressão, mas por sorte o colaborador da Claro estava na residência para fazer a instalação e me disse que era Golpe. No mesmo instante liguei na central do Itaú (que por sinal foi super sem educação e incompreensível, insinuando que eu era idiota por cair no golpe) e cancelei meu cartão.
    Havia um débito de R$33,00 para a empresa "Super Protege".

    Gostaria de saber se alguém teve algum problema com o CPF, pois tirando o fato do cartão, acredito que seja mais perigoso eles possuírem todos os nossos dados.

    Boa sorte a todos!!! E não passem seus dados bancários nunca!!!!

  15. Aconteceu exatamente agora comigo. Alguém esta me ligando pedido dados de cartão de credito para pagar a net proporcional aos dias do mês que utilizarei (ainda nem foi instalado). Eles sabem o endereço da minha casa, meu cpf. Minha sorte é que desconfiei e desliguei na cara da golpista, deveria ter xingado também.
    O que assusta é o vazamento de dados

  16. Também aconteceu comigo. No dia 1/7/2020, liguei para a Claro/Net 10621 para alterar meu plano e ficou agendada uma visita para o dia 3/7. No dia 2/7, recebi a ligação do número 061992021847 para confirmar a visita. Disse à atendente que já havia confirmado tudo pelo aplicativo e por sms e que não passaria nenhum dado, mas ela falou que a ligação era por segurança rsrs. Infelizmente para ela, um dos dados do novo plano não estava de acordo e então tive certeza que era golpe. Desliguei na cara dela. Mesmo assim fica a preocupação, pois eles sabem nosso endereço e todos os dados pessoais. Isso tudo gera muita insegurança na hora de receber um profissional da empresa em casa.

  17. A net está me cobrando um boleto de 332 reais só que aonde eu moro no interior do maranhao, não tem net claro com certeza e golpe.

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