Criminosos usam dados de usuários para aplicar golpes em nome das teles

A banda larga é um serviço que costuma demandar uma relação de confiança entre usuário e operadora, especialmente na necessidade de visita técnica. Criminosos se aproveitam dessa relação e tentam aplicar golpes na base de clientes ao ter algum tipo de acesso ao cadastro de assinantes. O problema foi relatado na quinta-feira, 31, por uma usuária no Twitter, que não quis se identificar com o nome real. Segundo ela, os estelionatários tinham acesso a todos os dados pessoais dela após contratação da banda larga da operadora Net no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. "A moça no telefone, depois de confirmar todos os meus dados (que eles já tinham) veio com um papo que a primeira fatura deveria ser cobrada por cartão de crédito e me pediu os dados", declarou ela na rede social. A cliente não repassou as informações, mas concluiu que alguém estaria tendo "acesso total à base de clientes da Net", incluindo informações de instalação de ponto. Ainda de acordo com a usuária, um conhecido sofreu de golpe semelhante: um criminoso ligava para clientes "remarcando" instalações. Na verdade, quem aceitasse teria a casa assaltada.

Procurada por este noticiário, a Net enviou nota afirmando que ações criminosas do tipo afetam "várias prestadoras de serviços no Brasil, nas mais diversas modalidades". A companhia aconselha os usuários a tomarem precauções, como não informar dados ou consultar o atendimento da empresa para confirmar agendamentos. Confira a íntegra do posicionamento da operadora:

"Ações criminosas, como as descritas pela reportagem, afetam várias prestadoras de serviços no Brasil, nas mais diversas modalidades. A empresa informa que sua área de atendimento não entra em contato com clientes solicitando número de cartão de crédito ou dados pessoas. Em caso de dúvida a respeito da abordagem feita em nome ou a serviço da NET, a operadora orienta seus clientes a não fornecerem nenhuma informação e entrar em contato com a central de relacionamento NET, pelo telefone 10621, que funciona 24h. A ligação é gratuita.

A Companhia alerta ainda que qualquer visita técnica feita em nome da NET é previamente agendada. Os assinantes podem confirmar esse agendamento por meio da central de relacionamento, ligando para 10621, ou por meio do Minha NET, aplicativo disponível para Android e iOS. Nele, o cliente tem acesso a informações como trajeto percorrido pelo técnico, além de nome completo e foto do profissional. Todos esses dados são disponibilizados para que o assinante receba com segurança os técnicos que trabalham a serviço da operadora. A NET afirma que está à disposição do consumidor para auxiliá-lo no que for necessário, bem como também está à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário."

1 COMENTÁRIO

  1. Na SKY acontece a mesma coisa, funcionário criminoso vende banco de dados com dados completos de clientes para o mercado e parceiros revenderem em cima da base e manipularem os dados na ANATEL.
    A polícia civil DF, MPFDF e a própria SKY sabem do problema.
    Infelizmente, nossos dados estão expostos a fraudadores e criminosos cibernéticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.