O jornalista Sérgio Sá Leitão, ex-presidente da RioFilmes e ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, foi indicado, nesta quarta-feira, 1º, para a diretoria da Ancine. A informação foi confirmada pelo ministro da Cultura, Roberto Freire, em nota publicada pela assessoria de imprensa do MinC. Caso seja aprovado pelo Senado Federal, o jornalista assume o lugar da diretora Rosana Alcântara, cujo mandato se encerra no próximo dia 4 de fevereiro.
Sá é atualmente CEO da produtora Escarlate Audiovisual e diretor do Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Trabalhou no Ministério da Cultura (MinC) entre 2003 e 2006 como chefe de gabinete do então ministro Gilberto Gil e secretário de Políticas Culturais.
"Fiquei muito feliz pelo convite que o ministro Roberto Freire me fez. Acho que há uma afinidade grande de ideias entre o que eu, o ministro e o secretário-executivo do MinC (João Batista de Andrade) pensamos sobre o desenvolvimento do audiovisual brasileiro e é fundamental criar uma sinergia maior entre a Ancine e o MinC para que, em conjunto, a atividade da Agência possa ser ampliada e aperfeiçoada", afirmou Sá. "A Ancine deve ser impulsionadora do audiovisual no Brasil como um todo, pensando em todos os elos da cadeia produtiva e em como o audiovisual pode contribuir para o desenvolvimento pleno do Brasil, gerando mais empregos, mais renda e impactando a construção da identidade do País", disse o indicado na nota publicada pelo MinC. A mensagem presidencial ao Senado com a indicação ainda não foi publicada em Diário Oficial, etapa necessária para que seja dado início ao processo de sabatina.