Para governo, aprovação do PLC 79 ajuda a atrair investimentos

O governo não pretende entrar no debate sobre a tramitação do PLC 79/2016 nem sobre a decisão do presidente do senado, Renan Calheiros, enviar o projeto à sanção presidencial antes do fim do recesso parlamentar, mas o fato é muito comemorado nos bastidores.

O entendimento é de que a sanção da lei é uma sinalização importante para que as empresas de telecomunicações possam voltar a ampliar investimentos no setor, especialmente a partir de 2018. "Para ter efeito maior ainda este ano, a lei precisaria ter saído até novembro, o que infelizmente não aconteceu", explica uma fonte do governo, em referência ao período em que os orçamentos anuais são fechados. "Mas esse é um dos principais fatos positivos que o governo tem a mostrar e o avanço do projeto para sanção precisa ser comemorado".

No entendimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o fato de o texto chegar para sanção apenas em fevereiro, e não em dezembro de 2016, como se esperava, não atrapalha, pois a Anatel e o próprio MCTIC trabalham já nos ajustes necessários.

Notícias relacionadas

O foco do governo é, agora, apresentar rapidamente o plano de banda larga que deve contemplar o diagnóstico e as prioridades para os projetos que receberão os recursos advindos da mudança do modelo de concessões em autorizações. A expectativa é que o plano mostre que existem ganhos reais para a sociedade com a transformação do modelo. A expectativa é de algo em torno de R$ 30 bilhões em recursos para políticas públicas, somando os termos de ajustamento de conduta (TACs) e a mudança de regime.

Enquanto isso, a Anatel está com a consulta pública do novo Plano Geral de Outorgas (PGO) e dos Termos de Autorização para as empresas migrarem. O novo PGO começa a promover os primeiros ajustes regulatórios, mas um regulamento específico para a migração é esperado para até 180 dias após a aprovação do PGO. A expectativa é que as mudanças regulatórias e os cálculos possam ser realizados ainda este ano, para que as migrações aconteçam já em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!