A Motorola pode estar iniciando um caminho rumo à venda da unidade de celulares, que no ano passado amargou uma perda de 33% nas vendas. A companhia divulgou nota na última quinta-feira, 31, confirmando que estuda um ?realinhamento estratégico do negócio para recapturar a liderança do mercado global e criar valor para os acionistas?. Mais adiante o comunicado afirma que uma das alternativas é a separação da unidade de celulares do resto da companhia. Na imprensa norte-americana, esse movimento foi interpretado como um claro sinal de preparação para venda.
Apesar da queda nas vendas, a unidade de aparelhos ainda responde por 52% da receita da empresa no mundo. A unidade arrecadou US$ 19 bilhões em 2007, com um prejuízo de US$ 1,2 bilhão, ante lucro de US$ 2,7 bilhões em 2006. A companhia divulgou, há cerca de uma semana, queda de 84% no lucro do quarto trimestre do ano passado, na comparação com o período anterior.
No ano passado, a Motorola perdeu o segundo lugar na participação do mercado para a Samsung. A Nokia continua líder absoluta nas vendas mundiais de terminas com quase 40% de mercado. Em seguida vem Samsung com 14,1% e Motorola com 13,9%. Em 2006, a Motorola, com 21,4% de participação, aparecia na frente da Samsung que tinha 11,7%. Os dados são da consultoria IDC. Na nota desta quinta-feira, a companhia ainda reforça que não pretende discutir as estratégias estudadas antes que seu comitê diretor feche um acordo definitivo.
Mercado