A Lucent Technologies anunciou nesta quarta, 1º de fevereiro, contratos com duas operadoras: Vivo e Brasil Telecom. Em um deles, a empresa visa expandir e intensificar a rede 3G CDMA2000 1xEV-DO da Vivo. No outro, a Lucent fechou um acordo com a BrT a fim de implantar novas soluções de VoIP/IMS baseada na plataforma de serviços MiLife para a operadora. O acordo viabilizará novas aplicações para a comunicação na rede IP da BrT.
Pelo contrato estabelecido com a Vivo, a Lucent, em parceria com as empresas Riverstone Networks e Juniper Networks, entregará uma rede IP/MPLS que permitirá à operadora gerenciar o crescimento de tráfego na medida em que a Vivo expandir sua rede para atender a novos clientes. ?Ofereceremos com mais eficiência serviços em banda larga pelo celular, além de serviços corporativos, como acesso a e-mail, internet, monitoração remota via video-streaming e serviços de localização?, afirma Javier Rodriguez, vice-presidente da tecnologia da Vivo.
Como parte do acordo, a Lucent atualizará as estações radiobase (ERBs) da Vivo com CDMA2000 1xEV-DO e fornecerá novas estações Modular Cell 4.0. A Riverstone Networks fornecerá switch-routers Ethernet, que serão responsáveis por expandir a entrega de serviços Ethernet/IP no acesso metropolitano, suportando o ?backhauling? de tráfego de dados das estações 3G da operadora. A RS3100 Riverstone entregará roteadores Ethernet de alta performance, otimizará recursos e facilitará a migração ao padrão MPLS. A Juniper, por sua vez, fornecerá roteadores multisserviço, que agregarão tráfego de múltiplas ERBs.
Brasil Telecom
No contrato firmado com a BrT, a Lucent ampliou sua participação no fornecimento de elementos de rede NGN (Next-Generation Network) e VoIP para a operadora. Em razão do desvio de tráfego das chamadas para a rede IP, a Brasil Telecom espera uma redução nos custos operacionais e de manutenção da rede a médio prazo. Os novos elementos de rede possibilitarão a implementação de serviços inovadores para compensar a atual perda de receitas originada pela queda de tráfego na rede de telefonia fixa.
?A migração do tráfego do sistema de telefonia convencional para uma estrutura baseada em transmissão por pacotes significa um passo importante para a evolução e a convergência?, diz Wagner Ferreira, presidente da Lucent no Brasil. Segundo a Chairman e CEO da Lucent, a norte-americana Patricia Russo, os principais clientes da empresa no Brasil são Vivo, Telemar e Brasil Telecom. Quanto às principais metas, Patrícia assinalou: ?É interessante investir em redes de novas gerações. Atualmente, investimos muito em IMS. O usuário demanda por serviços simples, seguros e transparentes.?