Juiz nega liminar contra processo de venda de capacidade do SGDC

Satélite brasileiro SGDC

O juiz substituto Marcos José Brito Ribeiro, da Justiça Federal de Brasília, negou liminar em ação contra a venda da capacidade do satélite brasileiro, que será realizada no dia 27 de setembro pela Telebras. A ação popular foi ajuizada pelos deputados petistas Margarida Salomão (MG) e Carlos Zarattini (SP).

Para o juiz, a comercialização – mediante cessão temporária – da capacidade satelital, nos termos definidos pelo Chamamento Público nº 02/2017, não encerra qualquer ilegalidade. "A medida tampouco contraria ou de qualquer modo compromete o alcance das finalidades precípuas do Plano Nacional de Banda Larga", afirma.

O magistrado também não vislumbra evidências consistentes, "ao menos a esta altura da marcha processual", de que a cessão da capacidade satelital, por não permitir a participação de pequenos e médios provedores, produzirá aumento de preços. "A demonstração de que o mecanismo adotado pela Telebras implicará em elevação de custos ao usuário final, como prenunciam os autores, desafia larga dilação probatória, notadamente em face das múltiplas e complexas variáveis econômicas e concorrenciais envolvidas", avalia.

Notícias relacionadas

Além disso, o juiz considera que o chamamento público questionado, à primeira vista, tem exatamente o escopo de viabilizar a comercialização do SGDC mediante a seleção das propostas que, atendendo a critérios técnicos suficientes ao atingimento dos objetivos do PNBL, sejam consideradas mais vantajosas para a estatal e para os usuários finais. E, com base no novo estatuto das empresas estatais, entende que a companhia não está obrigada a promover licitação para este específico objeto, "o que, evidentemente, não significa que esteja desobrigada de atendimento pleno aos princípios regentes de toda a atividade administrativa, notadamente os postulados da legalidade, da publicidade, da moralidade, da isonomia e da eficiência".

O juiz também considerou natural o sigilo sobre o preço mínimo. "No que concerne especificamente ao questionado 'preço de reserva', observa-se que o sigilo será preservado apenas até a adjudicação do objeto, o que viabilizará a adequada publicidade e permitirá, por conseguinte, amplo e oportuno controle sobre o valor e sobre o próprio alcance das finalidades declaradas para a promoção do certame", afirma.

Os deputados alegam na ação que houve desvio de finalidade no ato impulsionado pela Telebras, uma vez que o objetivo inicial do projeto em questão era a ampliação da oferta de banda larga no País e a utilização nas comunicações estratégicas do governo, o que, inclusive, motivou a inexigibilidade de licitação da posição orbital. Sustentam que a concessão da maior parte da capacidade do satélite à iniciativa privada gera lesão ao patrimônio público, tendo em vista o investimento vultoso despendido pelos cofres públicos para construção desse projeto (R$2,7 bilhões), bem como onera o serviço de banda larga para o consumidor final. Questionam a legalidade da utilização de sigilo para preço mínimo previsto no referido Chamamento Público, uma vez que a esse procedimento não se aplicaria o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Na sua decisão, o juiz ainda excluiu do litígio o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o presidente da estatal, que responderá como litisconsorte passiva necessária. O argumento é de que os dois não são beneficiários diretos de ato supostamente lesivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!