MCTIC vai colocar Plano de Conectividade em consulta pública, mesmo sem garantia de financiamento

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está concluindo a minuta do decreto da nova política de banda larga para colocar o texto em consulta pública. O Plano de Conectividade – como está sendo chamada – substituía o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e tem o objetivo de levar conectividade a todas as geografias do Brasil, com o foco em infraestrutura de rede.

A ideia da Secretaria de Telecomunicações é levar conexões a sedes e distritos mais populosos de todos os municípios, subir de 60% para 75% o atendimento às sedes municipais, levar backhaul de fibra a municípios que não dispõem desse tipo de infraestrutura; oferecer fibra até a residência (FTTH) nas localidades sem banda larga fixa; e a implantação do 3G ou superior nos distritos não sede, além de assegurar a implantação da tecnologia 4G nos municípios com menos de 30 mil habitantes.

Segundo o diretor do Departamento de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra, o decreto deve apontar as fontes de financiamento, sendo as principais delas os recursos decorrentes dos Termos de Ajustamento (TACs), assinados entre Anatel e prestadoras, e a verba proveniente da migração das concessões da telefonia fixa para autorizações, prevista no PLC 79/2016. Acontece que essas duas fontes estão de difícil acesso.

Notícias relacionadas

O PLC 79, que foi aprovado na Câmara, está parado no Senado desde o início do ano, por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal e não há indícios de que vá andar no curto prazo. Mesmo que seja aprovado, haverá um longo caminho a percorrer na tarefa de precificar os bens reversíveis. Ou seja, é provável que os recursos só fiquem disponíveis no próximo governo, que poderá mudar toda a política pública.

Os TACs, que estavam caminhando, agora sofrem um pesado ataque do Tribunal de Contas da União, que enxerga irregularidades e fragilidades nos processos e ameaça responsabilizar os conselheiros da agência. Com isso, as negociações dos termos devem parar na Anatel.

O fato é que a renovação do PNBL não é feita desde a gestão do ministro Paulo Bernardo, no então Ministério das Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!