Telebras adia leilão do SGDC para dia 31 de outubro

A Telebras adiou do dia 17 para o dia 31 de outubro o leilão que será realizado para o uso da capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC).  Este é o segundo adiamento do leilão, sem explicações oficiais da estatal sobre as razões. Recentemente o TCU deu o sinal verde para a licitação e não existem, até o momento, restrição de ordem judicial.

A expectativa em torno do leilão é grande, sobretudo em relação à possibilidade de entrada de players internacionais que entrem no Brasil utilizando a capacidade do SGDC, sobretudo a ViaSat, principal concorrente da Hughes no mercado norte-americano. A Hughes já opera no Brasil com o serviço HughesNet há mais de um ano e também é cotada como candidata ao leilão. Há ainda a expectativa que algumas empresas de telecomunicações contratem a capacidade para backhaul das redes 4G.

A variável mais importante é o preço mínimo estabelecido pela Telebras, que não é conhecido, e que pode tornar o SGDC mais ou menos competitivo com as demais capacidades disponíveis no mercado. Pesa contra o fato de que em um dos lotes, o Lote 1, o proponente vencedor, apesar de ficar com a maior capacidade, terá que dar atendimento à Telebras, e ainda não se sabe exatamente o custo que isso poderia acarretar para a empresa vencedora.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!