Cade nega recurso e mantém multa de R$ 15 milhões à Telefônica

Em sessão realizada na última quarta, 4, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negou recurso (embargo de declaração) da Telefônica contra a decisão de dezembro do ano passado que aplicou multa de R$ 15 milhões à companhia pelo aumento da participação financeira no consórcio Telco, que controla a Telecom Italia.

Notícias relacionadas
O órgão, à época, entendeu que o aumento de participação no consórcio italiano viola as regras do Termo de Compromisso de Desempenho, assinado junto ao Cade quando a Telefónica ingressou no capital da Telco e, consequentemente, indiretamente na TIM Brasil.

No recurso, a Telefônica alega que a decisão do Cade foi omissa quanto à identificação da empresa responsável pelo pagamento da multa, se Telco ou Telefónica. "O Cade deu desprovimento aos embargos em razão de a decisão não carecer de esclarecimento quanto à responsabilidade da própria empresa embargante pelo pagamento da multa imposta", informa o órgão através da sua assessoria de imprensa. Na decisão do ano passado, o Cade também determinou o desfazimento do aumento da participação no consórcio Telco.

Embora tratado em processos distintos, a multa pelo aumento da participação financeira na Telco está relacionada com o julgamento do ato de concentração que analisou a compra pela Telefônica da participação que a Portugal Telecom detinha na Vivo, tornando a companhia espanhola dona de 100% do capital da Vivo.

A aprovação do ato de concentração ficou condicionada a que a Telefônica opte entre duas alternativas: ou se desfaz da sua participação no consórcio Telco (e, indiretamente, da TIM), ou arranje um outro sócio para dividir o controle da Vivo nas mesmas condições que tinha com a Portugal Telecom. Existe um prazo não revelado para que esse descruzamento aconteça, e especula-se que ele seja de 18 meses a contar da primeira decisão, em dezembro. Ou seja, a Telefónica ainda teria cerca de um ano para achar uma solução.

Após a decisão do Cade, o grupo espanhol já retirou todos os seus conselheiros da Telco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!