WhatsApp é uma "operadora pirata", critica Amos, da Vivo

A Telefônica/Vivo nunca vai oferecer pacotes de zero-rating com o WhatsApp, pelo que garantiu o presidente da operadora, Amos Genish, ao falar da concorrência com as empresas over-the-top (OTT) no mercado. Na visão do executivo, o serviço de mensagens e de voz sobre IP do Facebook é uma "operadora pirata" e age na ilegalidade. "O WhatsApp é bem mais perigoso que o Netflix, é uma ameaça que precisamos entender melhor", disse o executivo em conversa com jornalistas nesta terça, 4, durante o Congresso ABTA 2015.

Ele reclama que o serviço utiliza os números de celular da própria operadora para oferecer ligações OTT, enquanto a tele ainda precisa pagar R$ 4 bilhões anuais em Fistel por cada número de celular. "É pirataria no pior sentido, é um operador na Califórnia, usando nossos números e clientes e sem obrigações regulatórias, jurídicas e fiscais", esbraveja.

Por conta desses argumentos, o executivo é taxativo: "Eles estão trabalhando contra a lei brasileira. Não vai acontecer nunca de fazermos parceria, e espero que as outras operadoras acordem para isso." Genish afirma que ainda não foi possível medir o impacto nas redes ou em receitas das chamadas por IP no WhatsApp por ser um lançamento recente, mas ressalta que o recurso não é o único no mercado. Ele cita ainda os recursos Facetime e iMessage da Apple, dizendo que a diferenciação em relação a chamadas e SMS são mínimas e podem levar à confusão.

Notícias relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Lendo essa notícia começo a entender melhor o que está acontecendo…
    Eu como cliente da Vivo fixo venho observando que quando uso Voip a qualidade é muito ruim, seja Hangouts, Skype, WhatsApp, etc…
    O mesmo acontece com YouTub. Para outros usos a Internet é muito boa. Com outras operadoras fixas, Net e GVT isso não acontecia. Possivelmente na GVT irá acontecer a partir de agora também. Me questiono se a Vivo não está fazendo controle de tráfego? Até onde sei, isso é ilegal no Brasil, a operadora tem que fornecer um acesso neutro ao cliente que paga caro por ele.
    A Anatel deveria fiscalizar melhor essa questão.
    Resumo da ópera…Quem usa Voip deve fugir da Vivo.

  2. Admiro muito o Amos pelo que ele fez pelo mercado de banda larga do país, mas que bela besteira ele falou.

    Se fossemos pensar assim, o email seria a pirataria dos correios. Crackle seria pirataria do cinema.

    Ele esquece que o "ZAPZAP" foi um grande incentivador de muitas pessoas (inclusive as tias, que adoram dar "bom dia") aderirem ao Smarthphone e consequentemente consumirem mais dados.

    Algumas pessoas sequer sabiam usar um sms, mas estão à todo vapor no "ZAPZAP".

    Queira ou não, o Whatsapp levou muita gente para usar internet apenas no celular.

    Esse papo do Amos lembra o tempo que a Vivo queria brigar contra o curso natural das coisas… quando dizia que o CDMA era o "futuro", que o GSM nunca seria adotado em larga escala….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!