5G terá 52 milhões de conexões na América Latina em 2025

5G

[Matéria publicada originalmente no Mobile Time] As primeiras redes de quinta geração (5G) na América Latina são esperadas para entrar em operação em 2020, com uma cobertura que abrangerá somente 3% da população. Em 2025, essa tecnologia estará cobrindo 45% da população latino-americana e somará 52 milhões de conexões na região, informa relatório da GSMA publicado nesta terça-feira, 31, durante o evento Mobile 360, em Bogotá, na Colômbia.

"O 5G ainda não está padronizado. O que existe hoje são versões diferentes de pré-5G competindo pela padronização. Por isso não podemos dizer que estamos atrasados em 5G. Ninguém tem 5G de verdade ainda", comenta Sebastian Cabello, head da GSMA para a América Latina. Ele destaca, contudo, a importância de os governos locais liberarem um bom mix de espectro para o 5G, mesclando frequências baixas, médias e altas, ao longo dos próximos anos."Ter espectro guardado e sem uso, nos dias de hoje, é um pecado", comentou.

Em palestra no mesmo seminário, o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, relembrou a história das tecnologias anteriores, demonstrando que o Brasil, especificamente, está reduzindo a distância em relação aos países desenvolvidos: "O GSM chegou ao Brasil oito anos depois do resto do mundo. O 3G levou demorou seis anos. E o 4G , quatro anos. Acho que o 5G vai levar rmenos ainda".

Notícias relacionadas

Por sua vez,o diretor-executivo da Telefônica para o sul da América Hispânica, Luis Malvido, reforçou a importância de o poder público contribuir para o fomento do 5G na região, facilitando a instalação de novas antenas e da infraestrutura fixa que vai apoiá-las, notadamente, cabos de fibra óptica. Além disso, recomendou que os leilões de espectro não sirvam apenas para gerar caixa para os governos, mas que visem o fomento da economia digital, com a deifnição de metas de cobertura em áreas remotas, por exemplo.

 *O jornalista viajou a convite da GSMA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!