Seis anos depois, condicionantes para a compra da BrT ainda não foram integralmente cumpridas

Seis anos depois da compra da Brasil Telecom, a Oi e a Anatel ainda não se entenderam sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que vai encerrar os processos administrativos (PADOs) sobre qualidade e universalização – uma das condições para a concessão da anuência prévia que permitiu o negócio em 2008.

Notícias relacionadas
Vale recordar que o ato de anuência prévia de 2008 deu 12 meses para que fossem iniciadas e concluídas as ações com vistas às resoluções dos PADOs de universalização e qualidade. Em dezembro de 2009 a Oi apresentou a proposta final para o cumprimento do condicionamento. A manifestação final do Conselho Diretor sobre a proposta, contudo, só veio em 2013, mas não bateu o martelo sobre o assunto.

A decisão foi dar mais seis meses, após a publicação do regulamento do TAC que estava em fase final de tramitação no Conselho Diretor, para que a Oi e a Anatel encontrassem uma nova proposta, desta vez, alinhada com as regras do regulamento que seria publicado em dezembro de 2013.

Em abril de 2014, a Oi informou que os pedidos de celebração de TAC sobre qualidade e universalização foram aceitos pela Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) e assim pediu que fosse atestado o cumprimento do condicionamento de 2008. Além disso, a prestadora pediu a adequação do prazo para a conclusão das negociações do TAC para o que foi estabelecido no regulamento. Ou seja, em vez de 180 dias determinados anteriormente pelo Conselho, a Oi pede que seja aplicado o prazo do regulamento: 210 dias prorrogáveis por igual período, prazo este aplicado para os pedidos que fossem feitos até 120 depois da publicação do regulamento.

Na última quinta, 30, o Conselho Diretor da Anatel voltou a tratar do assunto. O conselheiro Rodrigo Zerbone propôs, e foi acompanhado pelos demais membros, aceitar o pedido da empresa de adequação do prazo para a conclusão do TAC ao que foi estipulado no regulamento específico sobre o assunto.

Em relação ao ateste do cumprimento do condicionamento de 2008, a decisão foi de que ainda não é possível declarar o cumprimento. Isso porque o condicionamento, sustenta Zerbone, exige que seja realizada a celebração definitiva do termo de ajustamento de conduta. Na reunião da semana passada, o Conselho Diretor decidiu que os PADOs transitados em julgado e aqueles que tratam de alienação de bens reversíveis não serão objeto do TAC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!