Metade dos usuário de celular quer TV móvel, diz IBM

?A killer application das operadoras (de telecomunicações) sempre foi voz?, disse Glauciene Bentes, da IBM, no Congresso TV 2.0 nesta quarta, 31. ?Mas o transporte de dados deve ser a segunda onda?, destacou a executiva em apresentação sobre as tendências para a televisão móvel. Para a IBM, a TV móvel tem apelo à quase a totalidade da base de usuários da telefonia celular. ?TV é massa, é todo mundo?, disse a executiva. Para ela, as operadoras têm duas grandes vantagens nesta modalidade de distribuição de conteúdo: conhecimento ímpar do usuário final e facilidade de billing. E interesse não falta, já que a TV móvel acena com a possibilidade de gerar novas receitas, redução do churn e aumento do uso da rede. Segundo pesquisa da IBM, 59% dos brasileiros querem ter acesso à TV móvel, ?como um serviço complementar à TV convencional?, explica Glauciene. Contudo, vale ressaltar, a apresentação da IBM não contemplou a transmissão aberta de TV para receptores móveis que deve começar em dezembro deste ano, com o início da TV digital.

Números e comportamento

A pesquisa feita pela IBM mostrou como deve ser o crescimento do mercado de TV móvel no mundo e como é o comportamento dos usuários nos países onde já existe este serviço. A expectativa é que este mercado movimente US$ 8,1 bilhões nos Estados Unidos até 2001, chegando a 125 milhões de usuários. Para a IBM, o conteúdo para receptores móveis precisa ser de fácil acesso, com interatividade e personalizado para o usuário. Além disso, o usuário não quer pagar por tempo de uso ou por conteúdo, preferiria, segundo Glauciene, de um modelo por assinatura. Uma pesquisa em alguns países mostra que o usuário está disposto a pagar entre 5 euros (na Espanha) e 10 euros por mês (na Finlândia).

Notícias relacionadas
Alguns projetos piloto mostram que o horário de pico varia conforme a cultura local. Na Inglaterra, por exemplo, o horário de pico é durante o almoço, quando a TV móvel teria ainda mais acesso que a convencional. Na França, o usuário passa 20 minutos por dia assistindo a TV móvel, enquanto na Finlândia a média é de 30 minutos/dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!