Aptel sugere rede de eletricidade como opção para espelhos

A tecnologia power line telecommunications (PLT) , que utiliza os cabos de energia elétrica para transmitir dados, pode ser uma solução para as espelhos brasileiras. A sugestão parte da Aptel (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e de Sistemas de Telecomunicações), entidade que abriga diversas empresas distribuidoras e transmissoras de eletricidade.
"Existem cerca de 20 milhões de domicílios que não possuem linha telefônica, mas recebem energia elétrica", afirmou o presidente da Aptel, Pedro Jatobá. Segundo o executivo, a tecnologia PLT poderia ser utilizada pelas espelhos para levar o serviço telefônico a essas residências utilizando voz sobre IP. O custo com a aquisição dos modems necessários para a decodificação do sinal poderia ficar a cargo das empresas de energia, sugere Jatobá. "O gasto seria cobrado em parcelas bem pequenas nas contas de luz", explica o executivo. A inadimplência não seria um problema para as espelhos, desde que fossem oferecidos somente planos pré-pagos.
A Aptel quer apresentar a idéia à Anatel e Ministério das Comunicações, que poderiam se interessar, tendo em vista que esta seria uma forma de garantir a universalização do serviço telefônico. A entidade está concluindo um estudo sobre os investimentos necessários para implementar a tecnologia. Os números devem ser apresentados no seminário anual da Aptel, que será realizado no fim de agosto no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!