Satélite da SES New Skies explode no lançamento

O foguete Sea Launch Zenit-3SL da SES New Skies explodiu na plataforma marítima de lançamento, no Oceano Pacífico, na noite de terça-feira, 30, destruindo o satélite NSS-8. Nem a Boeing, que construiu o satélite e é uma das donas da plataforma, nem a SES New Skies informaram o que teria causado o acidente. O diretor comercial da SES no Brasil, Jurandir Pitsch, disse que o combustível do foguete ainda queimava na plataforma, na noite desta quarta-feira, mas só uma investigação oficial determinará o que pode ter causado a explosão. Os prejuízos ainda não foram revelados.
A SES transmitia ao vivo em seu site as imagens do lançamento, mas suspendeu a transmissão logo após o acidente. As empresas informaram que não havia ninguém na plataforma e, portanto, não houve vítimas. O lançamento era observado pelos técnicos a bordo de um navio ancorado a uma distância segura.

Impacto para Brasil

Notícias relacionadas

O satélite NSS-8 daria cobertura a dois terços da população mundial, atendendo a países da Europa, África, Oriente Médio, Índia e Ásia, com serviços que incluem comunicações corporativas, operações governamentais e militares, internet banda larga e aplicações de broadcast. Apesar de o Brasil estar fora da área coberta, foi afetado indiretamente pelo acidente, explica Pitsch. O NSS-8 carregava 56 transponders banda C e 36 banda Ku, e substituiria o atual satélite NSS-703 na posição 57º Leste, enquanto o NSS-703 substituiria o NSS-5. Além disto, proveria capacidade para expansão, pois o NSS-703 continuará em órbita até 2009, quando será lançado o NSS-9, já em fabricação. Com o acidente, outro satélite irá para o lugar do NSS-5. O NSS-703 ficaria no meio do Atlântico, servindo de ponte entre as Américas (inclusive o Brasil) e a África. Como isto não mais acontecerá, haverá menos flexibilidade para alocação de capacidade na frota que atende o Brasil. Mas Pitsch lembra que a empresa conta com 44 satélites atualmente em órbita e que serão feitas manobras de contingência para não afetar a capacidade e os clientes. Ainda não se sabe como ficarão outros lançamentos da empresa que estavam programados para 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!