MCTIC cria comitê para promoção de projetos de IoT

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, criou o Comitê Interministerial para Integração e Promoção de Programas e Projetos baseados na tecnologia de identificação por radiofrequência (RF-ID) e outras tecnologias em desenvolvimento e em implementação no país (C-SISRFID). O objetivo principal é o desenvolvimento de um Sistema para integrar os diversos projetos e iniciativas em implantação no país, devendo ainda avaliar, elaborar e propor ações e medidas para a comunicação desse sistema. Essa ação faz parte do projeto de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Pelo texto da portaria publicada nesta quinta-feira, 30, o comitê apoiará o desenvolvimento dos projetos ou sistemas sob responsabilidade de outros órgãos e entidades, contribuindo para articular o setor produtivo e instituições produtoras ou desenvolvedoras de soluções tecnológicas para esses projetos ou sistemas lastreados em tecnologias RF-ID e outras tecnologias de identificação, em casos específicos, e quando houver manifesto interesse dos órgãos envolvidos e acordo prévio entre as partes.

Os órgãos e entidades participantes do C-SISRFID poderão ter apoio técnico e financeiro para subsidiar seus trabalhos inerentes ao projeto que se utilizem de tecnologia RF-ID e similares de interesse do grupo. Os recursos virão da Finep.

Notícias relacionadas

O comitê será formado por representantes (titular e suplente) dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das Cidades, da Defesa, da Educação, da Fazenda, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, da Justiça e Segurança Pública, do Meio Ambiente, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Saúde, da Transparência e Controladoria-Geral da União e dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Terão assento ainda a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!